Mídia / Jornal Fera

Veja como escolher um livro

25/11/2013

Olhe o gênero do livro e veja se é de sua preferência
Essa dica é fundamental e muito importante. Faça a seguinte pergunta para si mesmo: qual gênero literário que eu mais gosto? Romances, Distopia, Policial, Suspense, Não-Ficção… Depois de pensar na resposta reflita: estou disposto a ler um romance (exemplo) no momento?

Depois de achar o gênero ideal que você mais queria ler no momento fica mais fácil, basta começar a procurar os livros do tipo, assim você já elimina muitos. Lembrando que é aconselhável que você dê uma pesquisada nos lançamentos, na lista dos mais vendidos. Ou se você for em uma livraria dê uma andada e veja a parte dedicada aos lançamentos, mais vendidos e os do gênero que você esteja a fim de ler.

Leia as informações que vêm nas contracapas, orelhas e notas sobre o autor
É um bom norte na hora da decisão e pode instigar a curiosidade. Se guiar apenas por essas leituras pode ser um risco, pois muitas vezes quem escreve a contracapa ou a orelha são outros escritores, pagos para isso.

Abra o livro e leia a primeira página
O propósito disso é se familiarizar com o estilo de escrita do autor. Se está procurando uma leitura leve, leia e confira se a leitura é assim. Se quer um mistério, a primeira página já vai te contar se vai ser dos bons.

Olhe a editora
Pode parecer bobo, mas é muito importante ver a editora do livro. Dê preferência a editoras confiáveis que contém uma boa diagramação e poucos ou inexistentes erros na revisão. Geralmente essas editoras também sempre estão com um dos livros de seus catálogos na lista dos mais vendidos.

Confira quem escreveu o livro
Todos os autores são bons desde que consigam prender a atenção do leitor. Não tem como falar se um autor é bom ou ruim, mas sim determinar se ele é bem aceito ou não pelos leitores que leem o estilo de livro de sua preferência. Portanto comece a ler obras de escritores mais conhecidos e depois passe a ler dos outros que não têm tanto prestígio, mas que nem por isso deixam de ser bons apenas podem não ser tão bons quanto os outros.
Busque informações na Internet
Procure por resenhas dos livros que você tenha interesse em ler, olhe as avaliações desses títulos na Internet. Isso vai clarear muito a sua mente e ajudará a eliminar o que não te interessou tanto depois de ler um pouco mais sobre do que se trata a narrativa.

Nunca julgue um livro pela capa!
Um bom livro não é necessariamente aquele que possui uma capa chamativa e bonita. Existe muitos livros excelentes que não possuem uma capa bacana. Essa dica também é muito importante, pois muitos leitores compram um livro pela capa e acabam se decepcionando depois e deixando a leitura de lado.

Boa sorte!

Compartilhe este artigo com seus amigos!


Fonte: Canal do Ensino