Mídia / Jornal Fera

Veja como organizar o seu tempo na prova do Enem

22/10/2015

"Especialmente nesse exame, é importantíssimo saber administrar o tempo gasto em cada parte da prova. Não adianta passar metade do período fazendo uma ótima redação e não conseguir fazer as 90 questões. Da mesma forma, não é interessante fazer um texto ruim correndo para ter mais tempo para as 90 questões", explica Carolina Assis Dias Vianna, assessora pedagógica da Saraiva e doutoranda em Linguística Aplicada pela Unicamp.
Para a especialista, que tem vasta experiência na correção de redações do Enem e de vestibulares, o ideal é que o estudante reserve em torno de 1h10 para produzir seu texto. Para isso, montamos um cronograma para ajudar na sua organização do tempo durante a prova:
PRIMEIRO DIA (Sábado, 24 de outubro, prova de Ciência Humanas e Ciências da Natureza)
- 13h30 às 14h00: dê uma lida geral no exame, identificando as questões que tem mais facilidade;

- 14h00 às 17h00: Responda as provas. Comece pelas questões que tem certeza que sabe e depois vá para aquelas que identificou ter dificuldade. Tente resolver aproximadamente 25 questões por hora, gastando cerca de 2 minutos em cada uma. Aquelas cuja resposta você não sabe devem ser puladas nesse primeiro momento. Mas atenção: não pule mais de 9 questões!

- 17h00 às 17h20: Passe para o cartão de respostas as questões que já respondeu.

- 17h20 às 18h00: Volte para as questões que deixou em branco e, à medida que as for resolvendo, passe as respostas para o cartão. Fique atento à quantidade que falta e quanto tempo você poderá gastar em média para resolver cada uma delas.
SEGUNDO DIA (Domingo, 25 de outubro, prova de linguagens e Código, Matemática e a redação)
- 13h30 às 14h10: leia com atenção a proposta e os textos auxiliares e prepare o seu projeto de texto, deixando sua primeira versão pronta na folha de rascunho;

- 14h10 às 17h50: vá para as questões objetivas. Tente resolver aproximadamente 25 questões por hora, gastando cerca de 2 minutos em cada uma. Aquelas cuja resposta você não sabe devem ser puladas nesse primeiro momento. Mas atenção: um alerta: não pule mais de 9 questões!

- 17h50 às 18h20: volte ao seu texto para passá-lo a limpo. Certamente, você perceberá problemas que não tinha visto enquanto fazia o rascunho e já conseguirá resolvê-los nessa revisão. Além disso, tudo o que você leu na prova inconscientemente permitirá que se afaste do texto e reavalie suas ideias de forma mais crítica. Porém, não esqueça: você tem apenas meia hora, então não poderá mudar tudo e escrever outro texto, trata-se apenas de uma breve leitura crítica e revisão;

- 18h20 às 18h40: Passe para o cartão de respostas as questões que já respondeu.

- 18h40 às 19h00: Volte para as questões que deixou em branco e, à medida que as for resolvendo, passe as respostas para o cartão. Fique atento à quantidade que falta e quanto tempo você poderá gastar em média para resolver cada uma delas.
Confira outras dicas da assessora pedagógica sobre a redação, para você arrasar no dia da prova!

1 - Seja sincero: o que você de fato pensa sobre o assunto proposto na prova de redação? Não tente adivinhar o que os corretores gostariam de ler. Eles não querem nada além de um texto que respeite os direitos humanos, no tema solicitado, fluente, sem ideias truncadas, cuja leitura corra como se estivessem lendo um texto em um bom veículo de comunicação;

2 - Dê continuidade às ideias do seu texto: é muito comum, nesse tipo de redação, cometer o equívoco de fazer um segundo parágrafo que parece um outro começo. Tente retomar o que você trouxe inicialmente para desenvolver e aprofundar mais a ideia. O mesmo vale para os parágrafos subsequentes;

3 - Uma particularidade da prova do Enem é pedir uma proposta de intervenção. Ao elaborar a sua, procure ser pontual e objetivo; evite ideias genéricas. Para avaliá-la, pense: essa proposta serve para resolver qualquer problema? Se servir, refaça-a, procurando ser mais específico.
Atenção: este ano a aplicação das provas começará às 13h30 - SEMPRE CONSIDERANDO O HORÁRIO DE BRASÍLIA. Os candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação. Assim, quem mora em Manaus, por exemplo, terá de chegar ao local de prova até as 12h locais; em Rio Branco, às 11h.

Fonte: Guia do Estudante - Grupo Saraiva