Mídia / Jornal Fera

Veja como se preparar para a universidade

13/08/2014

 A universidade é um ambiente escolar totalmente diferente do que os que você conheceu até então. Nela você terá que aprender a ser mais independente, correr atrás dos seus objetivos e até mesmo a se comportar de uma forma diferente em sala de aula. Portanto, para não fazer feio, é essencial que você esteja bem preparado.

Primeiramente, esqueça-se dos seus velhos conceitos sobre o aprendizado. Você está acostumado com uma professora cobrando a entrega de trabalhos e lições de casa? Isso dificilmente acontecerá a partir de agora. Acostume-se com a ideia de que todo e qualquer interesse deverá partir de você, e não dos seus professores.

Esteja preparado também para passar por diversas mudanças na sua vida social. Dificilmente você conseguirá manter o mesmo contato com o seus antigos colegas e a sua rotina certamente será alterada. É essencial que você esteja pronto para se reorganizar e aprender a lidar melhor com o seu tempo livre.

Por fim, mas não menos importante, saiba bem o que você quer. Não estamos falando só sobre qual curso você deseja fazer, mas também sobre o tipo de estudante que deseja ser. Você realmente quer tirar o máximo da universidade ou apenas assistir às aulas para pegar um diploma? Seus objetivos irão guiá-lo durante todo o curso, então é importante que eles estejam bem estabelecidos.

Se você começar a se preparar com antecedência, a sua adaptação à faculdade com certeza será mais fácil.

Fonte: Universia Brasil