Área do aluno

Mídia / Blogs

SETEMBRO AMARELO

06/09/2018

 SETEMBRO AMARELO

 

Setembro é o mês das flores e comemoração de várias datas, porém, é necessário falar sobre um assunto que está acontecendo constantemente ´´O suicídio``. Dia 10 de setembro é o dia da conscientização e prevenção do suicídio, isso quer nos dizer que em pleno século XX é possível falar sobre um problema que afeta muita gente. Assim como existem dias escolhidos especialmente para comemoração ou conscientização sobre determinados assuntos, alguns meses são simbólicos para tratar de problemas globais. Esse é o caso do mês de setembro, batizado como Setembro Amarelo.

Daí a importância de uma abordagem séria e compreensiva e também de campanhas como esse dia, no qual em dezenas de países ao redor do mundo instituições promovem debates, palestras, conscientização e combate ao preconceito que cerca o suicídio.

De fato, lidar com essa questão não é simples. O assunto é um grande tabu para muitos, temido em vários ambientes, desde escolas, família, trabalho e além disso, grande parte das pessoas que vivem esse problema mergulham no isolamento e com isso turbinam a sua dor.

Em muitos casos, os sinais são silenciosos e, por isso, é necessário a atuação da família ou mesmo de um profissional.

Falar sobre o assunto é essencial para que a pessoa que esteja passando por isso possa dar o primeiro passo para conseguir tratamento adequado.