Área do aluno

Sobre

Histórico e desenvolvimento da instituição de ensino

A SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO AGRESTE LTDA – ME (SOESA), estabelecimento de educação superior particular, com suas atividades educacionais iniciadas no mês de janeiro do ano de 2009, com ato de autorização do MEC para os cursos de Licenciatura em Pedagogia. Autorizado pelo Diário Oficial da União – D.O.U em 22 de outubro de 2009 com a portaria de n 0 1563; Portaria de reconhecimento no 122 de 20 de março de 2013. Portaria de Renovação do Reconhecimento nº 636, de 18 de Setembro de 2018. Publicada no DOU 19/09/2018. O curso de Bacharelado em Turismo. Autorizado pelo D.O.U. em 22 de outubro de 2009 com a portaria de n 0 1563 e reconhecido pelo MEC com a Portaria de n 0 122 publicada pelo D.O.U em 15 de março de 2013 que pela falta de demanda o curso foi desativado.

Em 2013 a faculdade foi mudança de mantença e a partir desta nova equipe gestora a faculdade FERA conseguiu autorizar o curso de Bacharelado em Educação Física. Autorizado pelo D.O.U. em 27 de novembro de 2014 e reconhecido pelo MEC com a portaria de nº 187. Publicada no DOU em 17/03/2018 e todos os cursos fazem parte da modalidade presencial.

A SOESA é a mantenedora da IES foi recredenciada com a portaria de Nº 1.178 - Publicada no DOU em 09/11/2018. Constitui-se sociedade empresária Ltda., regendo-se na forma de seu Contrato Social. Sua sede e foro fica à Rua Marechal Floriano Peixoto, 98 Bairro Eldorado, CEP 57306-230 Arapiraca, Estado de Alagoas.

A Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA), denominada mantida, rege-se pela Legislação específica do MEC e demais legislações específicas aplicadas, bem como por seu Regimento Geral. Seu endereço é o mesmo citado acima.

Seu desenvolvimento se realiza através das normas específicas para este setor educacional e por meio de projetos específicos para a implantação de seus cursos superiores (PPC). Atualmente tem dois cursos de graduação presencial implantados: Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Educação Física. O curso de Turismo encontrasse em fase de extinção por falta de demanda. A faculdade FERA possui programas de extensão nas áreas da Educação, Saúde e Cultura implantados desde 2014 e desde 2013 a IES oferta pós-graduações em várias áreas do conhecimento tais como: Educação, Saúde, Ciências sociais e ciências humanas. A partir de 2018 a instituição fará a expansão de seus cursos de graduação com a previsão do pedido de autorização do curso de Pedagogia, Administração, Serviço Social e Educação Física Licenciatura EAD, bem como dos cursos presenciais de Bacharelado em Psicologia e Bacharelado em Direito. Ainda em 2018 a Faculdade ofertará cursos profissionalizantes em diferentes áreas do conhecimento bem como formações continuadas, cursos de atualização, reciclagem, serviços de consultoria e assessoria empresarial e educacional, produção de eventos acadêmicos, científicos e culturais.

A Faculdade FERA assume o compromisso em cumprir sua missão, visão e objetivos institucionais e a plena realização dos objetivos institucionais constitui um desafio assumido por toda a comunidade acadêmica – dirigentes, docentes, alunos e servidores técnico-administrativos – cujo êxito resultará da conjugação de esforços dos três segmentos desta comunidade na concretização da missão institucional de promover ensino superior de qualidade, contribuindo para a formação do cidadão, capazes de se ajustarem às mudanças no mercado de trabalho da Região Agreste de Alagoas e de continuarem a se aperfeiçoar e se modernizar a cada dia.

A FERA desde quando iniciou em 2009 que o primeiro mantenedor tinha como foco um compromisso com o processo de transformação social. E nos processos destes anos a FERA se atenta ainda mais às necessidades e novas exigências profissionais.

A estrutura do PDI da Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA, portanto, procura conciliar todas as exigências legais. É preciso registrar que o propósito da FERA de elaborar um Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI é fixar um instrumento de trabalho para a condução de sua gestão institucional, através de uma definição da identidade da Instituição, fundamentada na sua concepção de sociedade, de ser humano e de educação.

O Plano de Desenvolvimento Institucional da FERA está definido para o período de 2015-2019 e visa atender ao Sistema de Ensino Superior, bem como, aperfeiçoar seu próprio modelo de Plano Estratégico através da adoção de uma metodologia participativa de elaboração e da implantação de um processo sistemático de acompanhamento e avaliação.

Dados institucionais

No âmbito do ensino, hoje, a FERA funciona com dois cursos em andamento:

  1. Curso de Pedagogia – Portaria de autorização nº 669, de 18 de setembro de 2008, DOU, 22/09/2008. Portaria de reconhecimento n o 122 de 20 de março de 2013. Portaria de Renovação do Reconhecimento nº 636, de 18 de Setembro de 2018. Publicada no DOU 19/09/2018.
  2. Curso de Educação Física - Bacharelado – Portaria de Autorização nº 720, de 27 de novembro de 2014, DOU, 28/11/2014. Portaria de reconhecimento do Curso de Educação Física Bacharelado nº 187. Publicada no DOU em 17/03/2018.