Mídia / Jornal Fera

10 informações que você não precisa colocar no currículo

24/11/2014

Elaborar um bom currículo para se candidatar a uma vaga de emprego não é uma tarefa muito fácil. São diversas informações que podem ser inseridas nesse documento, o que torna difícil saber se realmente são importantes ou se são desnecessárias.
É comum acreditarmos que inserir o máximo de informações pode ser a melhor alternativa, porém esquecemos de que os recrutadores que irão selecionar os currículos recebem diversos deles. Sendo assim, devemos nos preocupar apenas em ser concisos e possibilitar que nossas qualidades sejam vistas rapidamente com apenas um passar de olhos, para assim deixar uma boa impressão e uma possível escolha.

Para facilitar sua confecção do currículo, listamos abaixo dez informações que são extremamente desnecessárias em um bom currículo e que, definitivamente, farão a diferença no momento da seleção. Confira o que não inserir no seu currículo!

1. Histórico escolar
As notas conquistadas em seu curso, seja ele superior, técnico ou qualquer outro grau, é completamente desnecessário. O desempenho de um profissional e a qualidade dele não são medidas pela nota na faculdade.

2. Foto

Outro erro comum é querer inserir a foto em seu currículo. Exceto para os casos em que é uma exigência da empresa, a foto é totalmente supérflua e pode ser descartada.

3. Pretensão salarial
Algumas empresas ainda solicitam que seja enviada a pretensão salarial, mas se não for solicitado evite sempre. Essa questão só deverá ser discutida em uma eventual entrevista e pode ser evitada em um bom currículo.

4. Referências profissionais e comerciais
Não é necessário inserir que você possui referências em um currículo. Se for uma necessidade para o recrutador ele entrará em contato ou solicitará a informação no momento da entrevista.

5. Informações pessoais
Algumas informações muito íntimas são totalmente descartáveis, como o estado civil, a orientação sexual, a quantidade de filhos, o número de identidade ou CPF, ou ainda o número da carteira de trabalho. Apesar de algum tempo atrás terem sido importantes, atualmente essas informações são totalmente desnecessárias.

6. Objetivo
No momento em que você se candidata a uma vaga, fica implícito que o seu objetivo é assumir aquele papel. Sendo assim, adicionar essa informação ao currículo é desnecessário e pode ocupar um espaço que poderia ser composto de informações mais importantes e relevantes.

7. E-mail pouco profissional
O e-mail é fundamental em um currículo, porém preste atenção se ele não possui um apelido ou palavras de baixo calão. Procuro ter um e-mail sério e que seja o amis profissional possível.

8. Experiências muito antigas ou irrelevantes para o cargo pretendido
Demonstrar ter experiência é importante, porém, devem ser evitadas aquelas experiências que não agregam valor algum a sua atual área de atuação. Procure inserir apenas experiências relevantes e que demonstrem sua qualidade e capacidade de atuação.

9. Fontes
Como dizem, a primeira impressão é a que fica. Por isso, procure formatar seu currículo de forma a facilitar a leitura do recrutador e que o permita facilmente encontrar o que deseja. As fontes são de grande importância na formatação, é recomendável inserir fontes padrões e com um tamanho adequado. Evite fontes muito desenhadas ou desatualizadas.

10. Hobbies
Os recrutadores também não estão interessados em saber sobre seus hobbies, o que você gosta ou não de fazer. Isso não é uma informação relevante em uma entrevista de emprego e por isso deve ser evitada.

Depois de saber todas essas informações que não acrescentam nada em um currículo, fica muito mais fácil acertar e chamar a atenção do recrutador, conseguindo assim uma futura contratação.

Fonte: Guia da Carreira