Mídia / Jornal Fera

3 dicas para incentivar o pensamento independente em seus alunos

10/12/2013

3 dicas para incentivar o pensamento independente em seus alunos: 1. Sequências de informação inovadoras

Encontrar maneiras intrigantes de sequenciar a informação é um ótimo método de incentivar a sensação de descoberta em seus estudantes. Apresentar os dados de maneira inovadora exige que seus estudantes trabalhem de maneira independente para organizá-los em sua mente, de modo que essa característica acaba se desenvolvendo. Uma ótima oportunidade de fazer isso é dividir uma lição em várias experiências de campo e após a conclusão de todas as etapas da experiência eles compartilhem suas impressões e conclusões sobre o tema. Você vai perceber que o aprendizado se torna mais eficiente dessa maneira.


3 dicas para incentivar o pensamento independente em seus alunos: 2. Recuperação de erros

Aprender com os erros cometidos na passado também é uma forma eficiente de manter a aprendizagem do estudante em curso. Você pode fazer isso incentivando seus alunos a reconhecerem seus erros diante dos colegas e então apontando como esse exercício poderia ter sido resolvido corretamente ou mesmo pedindo que eles revisem exercícios anteriores e apontem os próprios erros e como corrigi-los. Esse tipo de atividade faz com que o estudante não se sinta envergonhado em cometer erros, de modo que as falhas acabam se tornando uma motivação para aprender mais. Mantenha em mente que práticas como essas podem ser muito mais interessantes do que receber uma folha inteira marcada em vermelho onde os erros foram identificados.


3 dicas para incentivar o pensamento independente em seus alunos: 3. Definição de objetivos

Outra maneira de incentivar o pensamento independente é incorporando metas propositais em sala de aula. Lembre aos seus alunos que eles podem ser motivados por explorações e descoberta em qualquer assunto e peça que eles contribuam com a definição de metas pessoais. Promovendo esse tipo de exercício você está cultivando o foco dos seus estudantes. Lembre-se apenas de validar com seus estudantes as metas estabelecidas, para que as expectativas estejam alinhadas entre vocês.


Fonte: Universia Brasil