Mídia / Jornal Fera

4 características de escolas criativas

11/03/2016

As escolas convencionais precisam organizar suas atividades de forma que os estudantes sejam contemplados por todos os tópicos presentes no currículo da instituição, que é praticamente o mesmo em todas elas. No entanto, algumas escolas investem cada vez mais em criar um ambiente no qual o aluno sinta-se confortável, principalmente criando um local criativo de aprendizado. Para que você identifique se sua escola está dentro desse padrão, confira características de locais que valorizem a inovação educacional:

1 – Atenção particular aos alunos
Por mais que os professores trabalhem com diferentes turmas, as escolas mais criativas tendem a dar atenção aos alunos individualmente. Ao valorizar o estudante por sua individualidade, aumentam as chances de ele se identificar com aquele ambiente e, por isso, querer ampliar cada vez mais os conhecimentos que pode adquirir na escola.

2 – Conectam a escola com o mundo ao seu redor
Além de dominar os conceitos em sala de aula, é essencial que os estudantes tenham conhecimento sobre o que está acontecendo no cenário brasileiro e internacional. Escolas criativas tendem a unir os dois universos, associando situações contemporâneas aos assuntos presentes no currículo proposto para aquele ano letivo.

3 – Incentivam o pensamento crítico
Pensando no futuro profissional desses estudantes, é importante que tenham senso crítico e capacidade de resolver problemas. Cada vez mais as escolas visam preparar os alunos para essa realidade, investindo em debates, atividades que envolvam o raciocínio lógico e até mesmo o trabalho em equipe.

4 – Investem diversas formas de aprendizado
Para aproveitar tudo o que está disponível, muitas escolas buscam a modernização constante, criando uma sala de aula criativa e mais interativa. Alguns dos recursos utilizados são as lousas digitais, os tablets, criação de grupos em redes sociais, como o Facebook etc. Além disso, alguns professores investem em jogos e atividades interativas para que os estudantes entendam melhor a complexidade de determinados conceitos por meio da diversão.

Fonte: Universia Brasil