Mídia / Jornal Fera

4 métodos para aprender mais

06/01/2016

Já imaginou se pudesse aprender com perfeição tudo que já foi ensinado a você algum dia? Infelizmente, guardar tantas informações é praticamente impossível, mas existem algumas técnicas e estratégias de estudos que podem, realmente, te fazer aprender mais.


Uma pesquisa internacional recente na área da educação indicou que alunos com desempenho ruim na escola costumam não conhecer muito bem as formas mais eficazes de estudar e absorver o conteúdo ensinado em sala de aula.

1 – Force sua mente a relembrar

Aprender não é fácil e, segundo alguns pesquisadores e especialistas da área, quanto mais você se aprofunda no aprendizado e lança desafios a você mesmo, mais eficaz será a absorção do conteúdo.
Um bom método é focar seu cérebro em relembrar o que aprendeu recentemente. Você pode preparar revisões, cartões com perguntas e respostas e até jogos que te ajudem a manter esse conteúdo na memória.


2 – Fique atento

Quando você lê um texto ou assiste a uma aula, em certos momentos, é comum que você pare de prestar atenção e fique distraído. É preciso tomar bastante cuidado, pois alguns minutos sem foco no que está sendo lido ou visto podem fragmentar a compreensão das informações e prejudicar o aprendizado. É importante prestar atenção nos detalhes e, caso você se distraia, retomar a leitura ou pedir ao professor que repita a parte que você não conseguiu entender.

3 – Faça conexões

Quanto mais conexões você conseguir fazer entre os conteúdos que está aprendendo agora e os conteúdos que viu no passado, mais fácil será memorizar os novos assuntos. Ao conectar uma informação a outra, você terá mais referências e poderá relembrar com mais rapidez e facilidade qualquer tipo de informação. Uma dica é fazer uma ligação entre o que está sendo aprendido em sala de aula e alguns exemplos da vida real.

4 - Reflita

Ao rever mentalmente tudo que você já aprendeu e a forma como aprendeu pode ser uma boa maneira de manter o que é importante sempre em mente e corrigir o que estava errado. Uma pesquisa feita pela Harvard Business School apontou que funcionários que reservavam 15 minutos de reflexão sobre seu dia de trabalho no final da jornada tiveram uma performance 22,8% superior aos que não tinham esse hábito.


Fonte: Universia Brasil