Mídia / Jornal Fera

5 formas de melhorar suas apresentações em público

16/03/2016

Saber realizar boas apresentações é essencial para se destacar no mercado de trabalho, mas muitos profissionais não têm essa capacidade. No entanto, essas habilidades podem ser adquiridas com o tempo e táticas específicas para tal. A seguir, confira formas de como melhorar as suas apresentações em público:

1 – Pratique
Por meio da prática você conseguirá entender quais seus pontos fortes e fracos ao se apresentar em público. Além disso, você conseguirá corrigir os erros e se aperfeiçoar cada vez mais. Uma boa ideia é pedir para que algum colega seu veja a apresentação anteriormente para, assim, poder opinar e dizer o que seria ideal mudar.

2 – Encontre um ritmo de fala
Ao apresentar um tema para muitas pessoas, entenda que é muito importante que as pessoas entendam a mensagem que você deseja transmitir. Fale de maneira pausada, em um ritmo que entretenha as pessoas que estão te assistindo.

3 – Faça contato visual
Ao falar direcionando o olhar para as pessoas que estão assistindo sua apresentação, você passa mais confiança e dará a ideia de que sabe muito sobre os assuntos abordados. Você ganhará mais credibilidade dessa forma.

4 – Planeje sua apresentação
É importante que você entenda os pontos principais das suas apresentações, criando um guia. Estipule todos os pontos que serão abordados durante a demonstração, evitando se esquecer de algum deles.

5 – Saiba como finalizar
Além de planejar todo o andamento da apresentação, é importante que você saiba como finalizá-la. Pense bem sobre esse momento para que, ao terminar de fato, consiga com que seu público tenha uma impressão positiva sobre tudo o que foi exposto.

Fonte: Universia Brasil