Mídia / Jornal Fera

5 razões para não dizer “Eu não tenho tempo”

31/10/2016

 Comece a ler esse texto admitindo para você mesmo que essa frase é uma desculpa. Não ter tempo é uma desculpa vazia e que todo mundo vê pelo que ela realmente é, mesmo que as vezes você se convença de que está falando a verdade. Mas isso é mais prejudicial do que o caminho mais simples: contar a verdade. Leia a seguir as 5 principais razões para você tirar a frase “Não tenho tempo” do seu vocabulário:

1. Sua vida não é ocupada de verdade
Por mais apertada que seja a sua agenda, é sempre possível conseguir tempo para o que você realmente quer fazer. Como diz o ditado, “Quando você quer ver alguém, acha tempo. Quando você quer fazer alguma coisa, você vai fazer”. A temida frase escapa da boca de todos de vez em quando, principalmente quando a atividade proposta não é das mais interessantes. Mas da próxima vez, foque em qual é a razão de verdade para você não poder ir. Provavelmente não é tempo.

2. Seu real inimigo é a preguiça
Todo mundo procrastina de vez em quando, é normal. Mas se você diz que vai fazer as coisas mais tarde porque “não tem tempo” mais de duas vezes por dia, você é um procrastinador crônico. Não que você esteja sozinho. Vários estudos apontam que ao menos 20% das pessoas sofre desse mal. Perceber que esse é o seu caso é primeiro passo na direção de resolver o problema.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Stockholm comprovou que a procrastinação não tem relação nenhuma com a administração do tempo. Não importa o que você é, estudante, empreendedor ou vendedor, você tem um prazo para as coisas. Parar de deixar as coisas para o último momento faz o seu tempo render, é só uma questão de criar o hábito.

3. Na verdade o que falta é vontade
Talvez você não queira ir no segundo encontro, e esse trabalho que seu chefe está sugerindo é demais para você. Talvez você prefira passar a sexta feira a noite sozinho. E não tem nada de errado com nenhuma dessas coisas, então não tem porque mentir. Ao invés de dar a desculpa esfarrapada de não ter tempo, fale a verdade.
Todos temos prioridades, então seja honesto sobre elas, com você mesmo e com outros. Isso permite que outras pessoas confiem mais em você, e tira o peso da sensação que a “falta de tempo” traz.

4. Você tem que começar a viver sua vida
Talvez você não sinta isso ainda, mas uma vida recompensadora não é uma vida ocupada. Muitas oportunidades da vida são perdidas porque você está ocupado demais para vive-las. Não perca festas e não deixe de visitar seus pais para acomodar seus horários. Se a sua vida consiste apenas de trabalhar, comprar, limpar a casa e dormir, você não está vivendo, está existindo.
Pare de evitar a vida e crie algumas memórias para quando você tiver 70 anos.

Fonte: Universia Brasil