Mídia / Jornal Fera

6 livros para ler antes de começar a graduação

03/04/2014

Os meses antes de entrar no mundo universitário podem ser bem tensos. O aluno irá conhecer pessoas novas, entrar em contato com matérias que ele nunca teve, além de ter novas responsabilidades. Por isso, existem algumas leituras que podem ser feitas para ajudar nessa transição e ter novas perspectivas sobre o mundo. Confira a lista:

1 – Cândido, ou O Otimismo, de Voltaire

Publicado em 1759 pelo filósofo francês Voltaire, o Cândido, ou o Otimismo é um conto de humor que conta a história de Cândido, um jovem que possui um mentor para ajudá-lo com as adversidades da vida. Porém, após um evento traumático, Cândido é expulso do local onde morava e começa a conhecer problemas e dificuldades totalmente novos para ele. A jornada do jovem pode ajudar os pré-universitários a verem que todos nós passamos por momentos difíceis e é possível contorná-los.

2 – O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger

O Apanhador no Campo de Centeio é um dos livros mais lidos pelos norte-americanos. A história narra um fim de semana de Holden Caulfield, um rapaz de 17 anos que foi expulso do colégio interno em que estudava. Durante a volta para a casa, Holden pensa sobre a sua vida, suas angústias, medos e expectativas, além de procurar por pessoas que foram importantes na sua trajetória. O livro pode mostrar aos estudantes que seus medos são normais e fáceis de serem superados, além de proporcionar outra perspectiva sobre seus relacionamentos.

3 – Dom Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes

Um dos maiores livros da literatura mundial, Dom Quixote, escrito pelo espanhol Miguel Cervantes em 1605, pode passar ensinamentos poderosos para os jovens. Na história, Dom Quixote enlouquece após ler muitas obras de cavalaria e passa a acreditar que é um cavaleiro medieval. O livro é incrivelmente atual e possui boas lições de vida.

4 – O Estrangeiro, de Albert Camus

Você tem dúvidas sobre o sentido da vida, o existencialismo e a solidão humana? Então, leia O Estrangeiro, de Albert Camus, e se sinta ainda mais confuso. O livro conta a história de Meursault, argelino que comete um assassinato e é condenado por isso. Além da forte carga emocional, O Estrangeiro pode mudar a perspectiva do leitor sobre diversos assuntos.

5 – 1984, de George Orwell

1984, do escritor inglês George Orwell, foi escrito em 1949. A história retrata o cotidiano de Winston Smith, um homem que vive em um país com o regime político totalitário e opressivo da autoridade chamada “O Grande Irmão”. 1984, além de ser muito à frente do seu tempo, também pode ajudar os pré-universitários a repensar as suas convicções políticas e sociais.

6 - Damien, de Hermann Hesse

Hermann Hesse foi o ganhador do Nobel de Literatura em 1946, e muitos consideram que Damien seja a sua obra prima. O livro conta a história de Emil Sinclair, um jovem que cresceu com pais e avós protetores e, após se tornar um adulto, começa a estranhar o mundo e a questionar as coisas que ele sempre acreditou. Muitos pré-universitários podem se identificar com a jornada de autoconhecimento que Emil passa e ajudá-los a contornar seus problemas.  

Fonte: Universia