Mídia / Jornal Fera

6 questões que você deve valorizar durante o estágio profissional

10/08/2016

O estágio profissional pode ser a primeira oportunidade que o estudante tem de entrar em contato com o mercado de trabalho. Por isso, é importante que o aluno tenha comprometimento e busque extrair as melhores informações e aprendizados do momento. A seguir, confira o que você deve valorizar durante um estágio:

1 – Desenvolva novas habilidades
Durante o estágio, você poderá aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula e, principalmente, aprender novos. Aproveite todo o conhecimento que o seu chefe pode passar, buscando sempre melhorar suas habilidades profissionais. Preste atenção em todas as informações novas que receber e passa a aplicá-las no seu dia a dia de trabalho.

2 – Aumente seu networking
O networking é essencial dentro do mercado de trabalho para que você tenha novas oportunidades profissionais no futuro. Valorize todos os colegas de trabalho e chefes que cruzarem seu caminho, porque eles podem ajudá-lo a ingressar em novas companhias no futuro. Mantenha sempre o contato com essas pessoas.

3 – Entenda seus pontos fracos
No estágio você será capaz de identificar todas suas fraquezas profissionais e encontrar estratégias para melhorá-las. Sempre peça para que seu chefe dê um feedback sobre seu trabalho, visando sempre a melhora das suas capacidades. Quanto melhor você entender suas fraquezas, maiores as chances de você conseguir corrigi-las e ter uma boa colocação no mercado de trabalho quando se formar.

4 – Consiga referências
Algumas empresas não têm verba suficiente para efetivar seus funcionários. No entanto, mesmo que você não seja contratado após seu estágio, você pode conseguir boas referências. Ao realizar um bom trabalho, poderá conseguir ajuda de colegas ou do chefe, sendo indicado para alguma vaga disponível no mercado. Além disso, você pode usar essa fonte como alguém que comprove o quanto você é capacitado em um processo seletivo futuro.

5 – Não se mantenha em um estágio ruim
Algumas empresas contratam estagiários que acabam ficam ociosos em parte do tempo do expediente. Entenda que essa experiência profissional tem como objetivo fazer com que você aprenda e, por isso, é preciso estar em um local de trabalho que o estimule. Por isso, não permaneça em um local que você sente que não está tirando nenhum proveito. Busque uma oportunidade que traga bons aprendizados.

6 – Crie um bom currículo
Os estágios que você tiver ao longo da vida acadêmica podem ser grandes diferenciais para compor seu currículo profissional. Vise encontrar oportunidades em empresas que você acredite que podem agregar novos conhecimentos e visibilidade para seu currículo.

Fonte: Universia Brasil