Mídia / Jornal Fera

Alckmin anuncia concurso para contratação de 59 mil professores

05/07/2013

 O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (5) que abrirá, por meio de concurso público, mais de 59 mil vagas para professores de educação básica e ensino médio à rede estadual de ensino. Além da ampliação de educadores, a Secretaria de Educação está autorizada a contratar 418 analistas administrativos, 400 analistas de tecnologia, 127 oficiais de administração e 87 cargos de executivo público - todos também por meio de concurso público.

Ainda não há data definida para a abertura do concurso, mas o plano é programá-lo para o segundo semestre deste ano. Quanto aos 34 mil professores já contratados, "eles são nomeados aos poucos para começar a dar aula", conforme disse o governador Geraldo Alkmin.

No caso das 59 mil contratações futuras, haverá um novo plano de formação, no qual será dado um curso de aperfeiçoamento simultaneamente ao estágio probatório para que o tempo entre a nomeação e a aptão para dar aula na rede diminua.


Aumento foi de 2% e não traz ganho real, diz sindicato dos professores do Estado de SP

De acordo com o secretário da pasta, Herman Voorwald, a medida é uma continuação do programa de reestruturação da rede de ensino estadual paulista, que teve início em dezembro de 2011. Com isso, além dos cerca de 34 mil profissionais de ensino que já foram nomeados desde os últimos dois anos e meio, o governo vai ampliar o quadro para que o contingente chegue a cerca de 94 mil professores ao término dos quatro anos da gestão.

Esta foi a segunda ação do governo do Estado na área de educação nesta semana. Na terça-feira (2), o governador sancionou a lei que previa o rejuste de 6% para 8,1% do salário dos professores e incorporava as gratificações do profissional, fazendo com que o ajuste salarial nos quatro anos de governo subisse de aproximadamente 43% para 45%, segundo o governador.

— O governo entendeu que a inflação está em alta e por isso aumentou o percentual de ajuste para que fosse garantido o aumento real de salário.

O secretário da educação explicou que tanto a abertura de vagas quanto o aumento do reajuste fazem parte da meta de reservar 30% dos gastos do governo do Estado em educação. No plano iniciado em 2011, o governo pretende ampliar o quadro de professores, tornar a carreira do educador mais atraente, aumentar o contingente de cargos administrativos, descentralizar a secretaria e as diretorias regionais e oferecer programas que envolvam as famílias dos alunos.

— A contratação de agentes de administração e executivos é para que que os diretores escolares foquem em pedagogia (...) O envolvimento da sociedade é no sentido de elaborar programas que incentivam a presença das famílias nas escolas. A família tem que valorizar o ensino.

Fonte: R7