Mídia / Jornal Fera

As cinco profissões mais desejadas

10/08/2016

Apenas essas 5 graduações reúnem quase um terço de todas as inscrições do país! Os dados são do último Censo da Educação Superior (2014), do Ministério da Educação (MEC), e referem-se ao número de candidatos inscritos nos cursos de graduação presenciais.

Medicina

O curso mais procurado pelos estudantes é também um dos mais concorridos, pois o número de vagas não é tão grande quanto em outras carreiras. Por outro lado, aqueles que se propõem a encarar um curso puxado de seis anos e em período integral têm recompensas. O piso salarial (a Federação Nacional dos Médicos recomenda o valor de R$12.993,00 para 2016) é um dos mais altos entre todas as carreias.

Direito

Em segundo lugar, vem o tradicional curso de Direito - a ciência que cuida da aplicação das leis para organizar as relações entre as pessoas e grupos na sociedade. Há duas opções de carreiras: atuar como advogado (representando índividuos ou empresas na defesa de seus direitos) ou seguir carreira jurídica, trabalhando como delegado, juiz ou promotor, por exemplo.

Administração
O curso top tem sua razão de ser: Administração é um curso generalista que forma um profissional polivalente requisitado por empresas de todos os segmentos e portes. O administrador é o profissional que gerencia o dia a dia de uma empresa. Ele lida, por exemplo, com os recursos financeiros, materiais e humanos de uma organização.

Engenharia Civil
Pense nesse curso se você gosta de matemática, cálculos e desenho e se imagina projetando e executando obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. O engenheiro civil acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise de solo até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos.

Pedagogia
O quinto curso mais procurado do país é uma licenciatura - a graduação que prepara o professor, indicada para quem quer dar aulas. Pedagogia é o curso destinado para quem quer lecionar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). O pedagogo entende os sistemas e métodos de ensino, do processo de aprendizagem, da condução de assuntos educacionais e de administração escolar.

Fonte: Guia do Estudante