Mídia / Jornal Fera

Aulas tradicionais são menos eficientes, aponta estudo

15/05/2014

Você acha as aulas teóricas chatas e acredita que não aprende muito com elas? Talvez você esteja certo. Um estudo feito nos Estados Unidos e divulgado pela Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), no começo do mês de maio, mostrou que os estudantes que assistem a aulas tradicionais são mais propensos a conseguirem notas baixas quando comparados aos que têm aulas mais dinâmicas.

Para comprovar essa hipótese, um grupo de pesquisadores analisou 225 estudos que demonstram o desempenho de estudantes de graduação nas disciplinas de tecnologia, ciência, engenharia e matemática, conhecido como STEM nos Estados Unidos. Os números obtidos comprovaram um aumento de 6% nas notas de quem teve aulas participativas, enquanto aqueles que assistiram a aulas tradicionais se mostraram 1,5 vezes mais suscetíveis a falhas e notas ruins.

Também ficou provado que o aprendizado participativo, no qual os alunos podem fazer perguntas e contribuir com as aulas, pode ser utilizado com grupos de qualquer tamanho, mas funciona melhor em salas com menos de 50 alunos.

Este é o maior estudo publicado sobre a eficiência das aulas de ciências até então, e propõem uma reflexão sobre o sistema tradicional de ensino.

E você, se interessa pelo futuro da educação? Então veja a série da Universia Brasil que fala sobre esse tema e informe-se ainda mais!

Fonte: Universia