Mídia / Jornal Fera

Biônica protética: entenda a profissão do futuro

29/04/2016

A robótica revolucionou o mundo da tecnologia e também o da saúde. A biônica protética, um dos ramos da robótica, vem sido usada há anos para desenvolver membros artificiais e melhorar a vida de pessoas que, por diferentes motivos, sofreram a amputação de algum deles.

Com o auxílio de tecnologias inovadoras e usando os conhecimentos de diferentes aéreas da ciência, os engenheiros especializados em biônica protética desenvolvem dispositivos que transformam profundamente as vidas de seus pacientes. . Em nível mundial, foram criados artefatos incríveis, como os olhos biônicos e a mão artificial sensível ao tato como a mão humana.

Para conhecer melhor essa profissão do futuro, a websérie La Carrera Especial, produzida pelo Banco Santander, visitou o Probionics, um dos centros especializados em biônica mais importantes do mundo. A convite da produção, o jovem mexicano Juan Carlos Peña, que estuda Engenharia Biônica no Instituto Politécnico Nacional do México, visitou o local de pesquisas e contou um pouco sobre os desafios e responsabilidades da sua futura profissão.

Também participou do episódio o engenheiro biônico Luis Bravo, que é especialista na área há mais de 12 anos e, juntamente com sua equipe, já criou mais de 30 próteses e produtos para diferentes graus e tipos de problemas. No vídeo, será possível acompanhar de perto o trabalho de Bravo e entender um pouco mais sobre essa carreira que combina Física, Química, Matemática, Informática e Eletrônica para criar soluções para o dia a dia de pessoas amputadas.

Fonte: Universia Brasil