Mídia / Jornal Fera

Candidatos de Porto Alegre opinam sobre provas do Enem 2013; leia

28/10/2013

Com o sol que fez em Porto Alegre neste domingo (27), os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio na capital puderam chegar com tranquilidade aos locais de prova, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Entretanto, o dia foi desgastante para quem fez o exame. Foram 5h30 de provas para resolver 45 questões de linguagens e códigos, outras 45 de matemática e ainda escrever uma redação.
Apesar do cansaço, muitos saíram da prova confiantes de que conseguirão uma vaga na universidade que desejam. É o caso de Vitória Strada, de 17 anos, que fez a prova no Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, na capital. A jovem, que deseja cursar fisioterapia na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas, representa a Ilha da Pintada no Miss Mundo Brasil, a ser realizado no próximo ano. A semelhança com a atriz de Hollywood Catherine Zeta-Jones rendeu a indicação para o concurso de beleza nacional.
"Confio em mim, acho que vou conseguir uma boa pontuação. Sou muito detalhista, queria passar a limpo a redação e ter tempo de revisar tudo. Fui melhor do que ontem", disse, acrescentando que adorou o tema da redação, sobre a lei seca no Brasil.
O comerciante Neri de la Libera, de 54 anos, não tem pretensão de fazer faculdade. Mesmo assim, ele faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo terceiro ano consecutivo para incentivar os filhos a investir nos estudos. Morador do bairro Partenon, em Porto Alegre, ele tem uma filha de 20 anos e um filho de 18, que é jogador de futebol e não pôde prestar o exame neste final de semana, apesar de ter se inscrito.
Com experiência nas provas, o homem diz que achou a edição de 2013 mais fácil que a do ano passado e crê que foi bem neste domingo (27). "Foi bem mais fácil do que eu imaginava. Não estou zoando, mas foi muito barbada”, brincou.
Já a gaúcha Paula Rodrigues, de 31 anos, que voltou a estudar depois de 10 anos, decidiu fazer Enem para tentar cursar serviço social e poder trabalhar em uma clínica de reabilitação ou em presídio. Moradora da Vila São José, bairro de classe baixa na capital, ela conta que tem muitos familiares que são dependentes químicos ou detentos. Por isso, sonha em ajudar essas pessoas.
"Quem mora em vila é assim, acaba conhecendo muita gente envolvida com drogas. Quero trabalhar com presos e dependentes para entender melhor o problema e ajudá-los", disse Paula, que tem dois filhos, um menino e uma menina. A candidata achou a prova tranquila, apesar de ter se preparado pouco.
Walter Mello, 48 anos, é instrutor de CFC em Porto Alegre e fez o Enem pela terceira vez. No primeiro, passou e cursou hotelaria na PUCRS, mas teve que trancar a faculdade por motivos pessoais. Desta vez, ele quer fazer nota para entrar na faculdade de administração.
Para ele, a prova de domingo, que fez no Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, estava melhor do que a de sábado. Adorou o tema da redação, sobre a lei seca, já que é um assunto sobre o qual ele fala muito no trabalho de instrutor. “Fiquei muito feliz quando vi que o tema era esse. É algo importante e que deve ser debatido. Dou aula sobre isso e acredito que fui bem na redação, por dominar o assunto”, disse.
O técnico em enfermagem Nelson Oliveira, de 29 anos, foi o primeiro a sair no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, pouco depois das 15h deste domingo (27). Morador da capital, ele deseja fazer medicina ou algum outro curso na área da saúde.
"Em 2010, eu fiz o Enem também e me preparei melhor. Este ano, estudei em casa e não me preparei muito bem. A maior dificuldade foi matemática. Foi tenso", disse o jovem, que trabalha na Santa Casa.

Início pontual
Os portões dos mais de 15 mil locais de prova pelo país o exame fecharam pontualmente às 13h (do horário de Brasília) no sábado (26) e no domingo (27). No primeiro dia, os candidatos fizeram a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas foi duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões foi de 4h30. No domingo (27), as provas foram de linguagens, matemática e redação, com 5h30 de duração.
Os resultados
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site do Enem no dia 30. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.
O G1 traz a cobertura completa do Enem 2013 em todo o Brasil. Nas noites de sábado e domingo, após as provas, o G1 terá um programa ao vivo ouvindo os comentários dos professores do Projeto Educação, da Globo Nordeste, e do cursinho De A a Z, do e do Rio de Janeiro.
Também vai publicar a resolução das questões do Enem feitas por professores dos cursos pré-vestibulares Etapa, Oficina do Estudante e Objetivo.

Fonte: G1