Mídia / Jornal Fera

Conheça habilidades aprendidas na faculdade úteis para toda a vida

19/08/2015

Além de aprender muitos conteúdos que serão essenciais para seguir a carreira escolhida, a faculdade também ensina outras habilidades aos estudantes que com certeza serão úteis em diversas situações da vida, tanto pessoais como profissionais. Diferentemente de alguns tópicos que podem ser esquecidos após o término do curso, essas características serão armazenadas e aplicadas muitas vezes.

A seguir, conheça 5 habilidades que serão aprendidas durante a graduação e que você utilizará com frequência:

1 – Fazer anotações
As aulas na faculdade costumam ter longa duração, sendo que os professores usam boa parte desse tempo para falar. Assim, para que consiga acompanhar a explicação e anotar todos os detalhes, você aprende estratégias próprias para que o processo seja mais rápido. Isso será uma vantagem durante a vida, porque você conseguirá aliar a velocidade a informações precisas o suficiente para que você entenda o que precisa ser feito para determinada tarefa.

2 – Como administrar trabalhos com pessoas preguiçosas
Durante a graduação, geralmente todos enfrentam ao menos um trabalho em grupo no qual um dos integrantes não ajuda na realização do projeto. Esse tipo de situação costuma ser muito estressante para os alunos mais comprometidos, mas pode ser uma vantagem no futuro. Assim como na sala de aula, o mercado de trabalho também conta com pessoas desinteressadas e você precisa saber lidar com elas. As técnicas aprendidas na faculdade para que todos colaborem podem ser muito utilizadas fora dela, fazendo com que você se estresse menos e tenha outros planos caso ninguém ajude de fato.

3 – Fazer atividades que você não gosta
Nem todas as disciplinas da grade curricular da faculdade agradam os estudantes. No entanto, a vantagem da pluralidade de matérias é que você consegue realmente entender por que gosta ou não de um conteúdo, além de aprender a lidar com atividades que não são agradáveis para você. Como o número de trabalhos costuma ser grande durante a graduação, por mais chata que a disciplina seja, você se acostumará com a realização das tarefas propostas, conseguindo um grande diferencial depois que estiver formado.

4 – Aprender a priorizar atividades
O volume de tarefas que os universitários precisam entregar para compor as notas faz com que você aprenda a selecionar quais delas precisam ser priorizadas. Além disso, é fundamental que se concilie a vida acadêmica com a pessoal e, por isso, os estudantes estão acostumados com a pressão cotidiana. Ao terminar a graduação, lidar com diversas tarefas ao mesmo tempo não será um problema, já que passou por isso ao longo do curso todo, principalmente em momentos em que teve que estudar e estagiar.

5 – Encontrar vantagens para você
Geralmente os universitários estão em constante busca por boas oportunidades para gastar menos dinheiro e tornar as tarefas cotidianas mais simples. Além de aprender sobre uma série de recursos que facilitam a realização de determinadas tarefas, tornam-se ótimos em encontrar vantagens em situações adversas, a exemplo de formas de gastar pouco para imprimir documentos ou conseguir descontos por ser estudante.


Fonte: Universia Brasil