Mídia / Jornal Fera

Conheça os 4 estágios da curiosidade

19/05/2014

Você se considera uma pessoa curiosa? Você sempre quer saber mais e está pronto para aprender? Então, conheça mais uma curiosidade: a curiosidade possui 4 estágios de complexidade e profundidade.

O primeiro estágio é chamado de processo. Ou seja: é o primeiro contato que a pessoa tem com aquele assunto e, por isso, existe uma separação daquilo que realmente a interessa e o que é deixado de lado. É neste momento em que ela decide até que nível deseja se aprofundar em determinado tema.

No caso de estudantes, este é o primeiro passo para o verdadeiro aprendizado. Ao se sentirem instigados a aprenderem sobre o assunto, eles podem realmente absorver as informações e não somente decorá-las.

O segundo nível, conhecido como conteúdo, é o momento em que a pessoa entra em contato diretamente com os argumentos, conceitos e ideias do assunto. O indivíduo começa a ler artigos e se aproximar mais com o tema. Algumas pessoas param nesse nível, pois só desejam um conhecimento superficial, mas outras passam para o próximo estágio.

O terceiro estágio é conhecido como transferência e é a fase em que o curioso conecta o que ele está aprendendo com o seu conhecimento prévio. Ou seja: as novas informações são totalmente assimiladas e se transformam em “inteligência” propriamente dita.

O quarto e último estágio está estritamente conectado ao terceiro é chamado de apropriação. Nesta fase, o curioso já assimilou completamente a ideia e acredita que aquilo teve uma importância em sua vida e formação, e não foi somente algo para ser esquecido após alguns dias.

Por isso, se você chegou ao quarto estágio, saiba que você é realmente curioso e está disposto a aprender e se tornar uma pessoa melhor por meio disso.

Fonte: Universia