Mídia / Jornal Fera

Educação: conheça as diferenças entre Pedagogia e outras licenciaturas

03/06/2016

Pedagogia
É o curso destinado para quem quer dar aulas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). O pedagogo entende dos sistemas e métodos de ensino, do processo de aprendizagem, da condução de assuntos educacionais e de administração escolar. Assim, além de lecionar para esses níveis iniciais de ensino, os pedagogos também podem desempenhar outras funções, como:
– administração escolar: gerenciar estabelecimentos de ensino.
– coordenação pedagógica: acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos.
– educação especial: desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos com necessidades especiais.
– pedagogia empresarial: desenvolver projetos educacionais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições.
– pedagogia hospitalar: atuar em processos educativos de crianças e jovens internados.
Conheça também o curso de Psicopedagogia.

Licenciaturas
Já as licenciaturas são os cursos que preparam os professores para dar aulas de disciplinas específicas (de acordo com a sua área de formação), sobretudo para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Os principais cursos de licenciatura são: História, Geografia, Letras, Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas, Educação Física e Artes.
Vale destacar que esses cursos listados acima podem oferecer tanto a formação em bacharelado (cursos que não preparam o professor, mas sim o profissional), como em licenciatura, ou até em ambos.

Fonte: Guia do Estudante | Por: Lisandra Matias