Mídia / Jornal Fera

John Kerry se encontra com alunos do Ciência sem Fronteiras no DF

13/08/2013

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se encontrou na manhã desta terça-feira (13) com alunos do programa Ciência Sem Fronteiras que estudaram nos Estados Unidos. O encontro foi na sede da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], em Brasília. Também participou do evento o ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

O ministro afirmou que foi um pedido de Kerry conversar sobre o Ciência Sem Fornteira, programa do governo federal que dá bolsa para universitários brasileiros estudarem no exterior. "Ele [Kerry] tinha pedido uma audiência para conversar sobre o Ciência Sem Fronteiras e nós pensamos em vir aqui no Capes, uma das agências responsáveis, para mostrarmos alguns projetos de pesquisa da UnB [Universidade de Brasília]", disse Mercadante. "Ele pode ter uma noção de quais são nossos projetos e nossas áreas de interesse. Temos mais de 9, 7 mil bolsas nos EUA."

Estão previstas ainda na agenda de Kerry em Brasília reuniões com o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e com a presidente Dilma Rousseff.
No cargo desde fevereiro, Kerry faz sua primeira visita ao Brasil como titular do posto. A viagem ocorre um mês após revelação de documentos que mostram que o país foi alvo de espionagem por parte da inteligência americana.

Segundo as denúncias, agências dos EUA tinham acesso telefonemas e e-mails trocados por pessoas e empresas brasileiras.
Na semana passada, Patriota disse que o assunto será discutido com Kerry. "É um tema que não pode deixar de figurar na agenda bilateral Brasil-Estados Unidos", disse.

Fonte: G1