Mídia / Jornal Fera

Mães no Enem: mulheres se voluntariam para cuidar dos filhos das candidatas

13/09/2016

O projeto Mães no Enem vai ajudar as mulheres que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não têm com quem deixar seus filhos. A iniciativa surgiu a partir de uma corrente no Facebook, em que mulheres ofereciam ajuda às candidatas, colocando-se à disposição para cuidar das crianças durante os dias de avaliação.

Após o fenômeno solidário nas redes, Fernanda Vicente, que é idealizadora e coordenadora do projeto, resolveu reunir os contatos disponíveis das voluntárias em uma página no próprio Facebook, contou em entrevista ao portal da Agência Brasil. Atualmente, o Mães do Enem já conta com 200 voluntárias em 19 estados.

Para participar, as voluntárias devem preencher uma ficha de cadastro, enviar uma cópia do RG, do CPF e também um comprovante de residência. O nome da candidata, a cidade em que mora e o perfil do Facebook ficam, então, disponíveis para que as estudantes possam entrar em contato. O restante das informações é mantido sob sigilo.

A partir dessa primeira conversa, as mães e as voluntárias poderão começar a combinar como se organizarão nos dois dias do exame. Além das voluntárias, também estão na lista do Mães no Enem espaços de convivência lúdica, como é o caso da Casa de Erè, em Bauru, interior do estado de São Paulo, que firmou parceria com a iniciativa.

Para garantir que haja segurança para ambas as partes, o projeto conta com assistência jurídica. Além disso, algumas voluntárias oferecem atendimento psicológico para a prova, bem como aulas on-line gratuitas de redação e outros temas cobrados nas provas.

Para mais informações sobre o projeto, acesse a página https://www.facebook.com/maesenem/. Se quiser se candidatar como voluntária, envie um e-mail para maesnoenem@gmail.com.

Provas do Enem 2016
Neste ano, as provas do Enem acontecerão nos dias 5 e 6 de novembro. A nota da prova é um dos principais meios de acesso ao ensino superior público brasileiro, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de ser critério de seleção em programas do Governo Federal, como Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Universia Brasil