Mídia / Jornal Fera

Mais 100 mil bolsas serão oferecidas na segunda etapa do Ciência sem Fronteiras

27/06/2014

A presidenta Dilma Rousseff anunciou na última quarta-feira (25) que o programa Ciência sem Fronteiras oferecerá mais 100 mil bolsas de estudo em instituições de ensino do exterior entre 2015 e 2018. As novas oportunidades de bolsas fazem parte da segunda etapa do programa, chamado de “Ciência sem Fronteiras 2.0”

Em 2011, ano em que foi lançado, a expectativa do Ciência sem Fronteiras era conceder 101 mil bolsas de estudo até o ano de 2015. Até então 83 mil estudantes já foram beneficiados, mas, segundo a presidenta, a meta será atingida ainda este ano com as chamadas que serão lançadas em setembro.

Nesta segunda etapa, serão priorizados os estudantes que se destacaram nas olimpíadas de matemática, física e química realizadas em escolas públicas, além dos ex-bolsistas de graduação que agora elaborarão projetos de pesquisa de pós-graduação nas áreas contempladas pelo programa.

Vale lembrar que para se inscrever no Ciência sem Fronteiras é necessário ser aluno de graduação, mestrado ou doutorado de alguma das áreas contempladas pela iniciativa, comprovar proficiência de acordo com o que consta em cada chamada, ter cumprido entre 20% e 90% do currículo do seu curso até o momento da viagem e obtido no mínimo 600 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para mais informações sobre o Ciências sem Fronteiras e suas oportunidades, acesse o site do programa.

Fonte: Universia