Mídia / Jornal Fera

Na escola, só gosto de Educação Física. Será que essa é a carreira certa para mim?

01/02/2014

O curso de Educação Física desenvolve conhecimentos no sentido da promoção da saúde física, contribuindo para o pleno desenvolvimento do potencial em crianças e adultos ou colaborando para a reabilitação de pessoas com algum tipo de dificuldade. Este profissional pode lecionar nos ensinos fundamental e médio (desde que realize disciplinas ligadas à estrutura e metodologia do ensino, ou seja, que realize a “licenciatura” em educação física), trabalhar com equipes esportivas, em clubes e academias, como “personal training”, em hotéis e spas, como instrutor em turismo de aventura (canoagem, rappel, caminhadas ecológicas).

O curso centra-se no conhecimento dos aspectos funcionais e estruturais do corpo humano (anatomia, fisiologia, sistema cardiorrespiratório, articulações e músculos, bioquímica, biologia celular). Considera também o papel e as práticas da educação física nas diferentes etapas do desenvolvimento humano, além das análises sociológica, psicológica, histórica e antropológica desta atividade profissional.

Diante destas perspectivas de campo de trabalho, a remuneração pode variar não apenas quanto ao setor de atuação, como também em função da qualidade do curso de graduação, do empenho nos estudos, dos estágios realizados durante o curso, das eventuais especializações realizadas depois da graduação.

Procure entrevistar profissionais destas diversas áreas para ter mais dados e avaliar as perspectivas de remuneração e de carreira para uma decisão mais consciente.

Fonte: Guia do Estudante