Mídia / Jornal Fera

Por que estudar Teatro

16/02/2017

Depois do fim do ensino médio você precisa tomar uma decisão: que carreira seguir? As opções são muitas e você talvez precise de ajuda na escolha. A primeira coisa a se fazer é refletir sobre as suas habilidades, interesses e o que você gostaria de fazer no futuro. Depois, é a hora de se informar mais sobre as possíveis carreiras.

Se estudar teatro está entre as suas opções, aprenda mais sobre a profissão e o curso nos itens abaixo:

TRABALHANDO COM TEATRO
Quem faz Teatro pode trabalhar como dramaturgo, diretor, produtor, cenógrafo e figurinista, terapeuta, dublador, crítico, entre outras funções. O profissional que possui licenciatura ainda pode dar aulas em escolas ou em cursos livres.

Uma das obrigatoriedades da carreira é conseguir o DRT, um registro que permite que o profissional trabalhe em meios como televisão, cinema, dublagem e publicidade. Os formados em teatro também têm grande espaço em projetos governamentais, principalmente focado em iniciativas para o ensino público, fazendo com que as crianças e adolescentes tenham mais contato e interesse por esse tipo de cultura.

CURSO DE TEATRO

Até se formar, o estudante passa por um curso que tem duração média de 4 anos, sendo que é opção dele focar na licenciatura ou no bacharelado em si. Um mercado emergente para os profissionais formados são as empresas, que buscam essas pessoas para se envolverem em projetos voltados aos funcionários.

Para entrar em curso de graduação, geralmente o candidato é submetido a uma prova de conhecimentos gerais convencional e a uma que teste suas habilidades específicas. Por isso, um conhecimento prévio de teatro ou ter certo jeito para tal, mesmo sem ter feito aulas anteriormente.

Dentre as disciplinas que serão encontradas durante o curso, estão: Expressão Corporal, Técnica Vocal, Interpretação Dramática, sempre com o cuidado de mesclar questões teóricas e práticas. O curso trabalha muito com ambos os lados para que o profissional formado seja bom no quesito de atuação, mas ao mesmo tempo tenha uma boa base teórica e consiga pensar criticamente sobre sua profissão.

Ao se interessar pelo curso de Teatro, é importante analisar previamente a grade curricular de cada uma das instituições de ensino, porque algumas delas fornecem uma formação geral, enquanto outras focam em determinados segmentos da área. Se o estudante já sabe o que quer cursar, é interessante procurar uma graduação que já contemple a maior parte da grade para a área de maior interesse.

Fonte: Universia Brasil