Mídia / Jornal Fera

Professor: 5 maneiras criativas de usar LEGO em sala de aula

21/08/2015

É muito importante que os professores - sobretudo os da educação infantil e ensino fundamental - saibam como ensinar os alunos de uma maneira criativa e divertida com o intuito de reter a atenção da turma e facilitar a fixação do conteúdo. Nesse cenário, os brinquedos LEGO podem funcionar como ótimas ferramentas para auxiliar o aprendizado, principalmente o das crianças.

A seguir, confira 5 maneiras criativas de usar as peças de LEGO para aumentar o rendimento dos alunos em sala de aula. Confira a seguir:

1 - Contagem e medição
Você pode utilizar as peças de LEGO para ensinar contagem às crianças, sobretudo, aos alunos da educação infantil. É interessante conectar as peças e pedir à turma para contá-las. Para deixar a aula mais divertida e dinâmica, você ainda pode pedir que os estudantes meçam objetos usando os brinquedos.

2 - Operações matemáticas
As peças de LEGO também podem ser muito úteis para ensinar operações matemáticas como soma e multiplicação, por exemplo. Conectando as peças, você pode ensiná-los a multiplicar mostrando visualmente o resultado de operações como 2x2, 4x4 e assim por diante.

3 - Noções de simetria
Os estudantes mais jovens podem ter as suas primeiras noções de simetria ao interagir com as peças LEGO. É interessante que o professor desafie a turma a criar formas com os brinquedos, encaixando-os. Além disso, é possível ensiná-los a espelhar uma peça na outra, por exemplo.

4 - História
Você pode usar os brinquedos até mesmo em aulas de História. Quando estiver explicando sobre um determinado episódio histórico, peça aos alunos que usem a imaginação e a criatividade para ilustrá-las com os brinquedos. Incentive-os a realizarem atividades em grupo, para aumentar a interação entre a turma.

5 - Linguagem
Já imaginou utilizar LEGO para ensinar o alfabeto às crianças? Experimente utilizar as peças para formar diferentes letras e, em seguida, peça aos alunos que façam o mesmo. Você pode criar uma competição divertida entre eles propondo que tentem formar as palavras da forma mais criativa que puderem.

Fonte: Universia Brasil