Mídia / Jornal Fera

ProUni: inscrição na lista de espera até sexta, dia 14

12/02/2014

Este ano, o Programa Universidade para Todos (ProUni) apresentou uma mudança quanto aos procedimentos da lista de espera. Agora, os candidatos a bolsas de estudos que não forem pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiserem participar da lista terão de manifestar interesse pela internet, nos próximos dias 13 e 14, e, em seguida, nos dias 19 e 20, apresentar a documentação à instituição de ensino na qual pretendem estudar.

Após esse processo, a universidade, centro universitário ou faculdade terá um prazo para avaliar os documentos. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e apenas aguardar a convocação. A lista será única para cada curso e turno de cada local de oferta, independentemente da opção original dos candidatos pelas vagas destinadas às ações afirmativas ou à ampla concorrência. A relação dos candidatos será divulgada no dia 17 de fevereiro às instituições.

Podem continuar na disputa exclusivamente para o curso correspondente à sua primeira opção, além dos que não foram pré-selecionados nas chamadas regultas, os candidatos pré-selecionados na segunda opção, reprovados por não formação de turma. Para permanecer concorrendo na segunda opção, é preciso não ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção ou nas que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso ou ter sido pré-selecionado em sua primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

A documentação deve comprovar as informações prestadas na inscrição. Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro permanente. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura. No primeiro semestre, o programa oferece 191,6 mil bolsas, 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos.

Fonte: Folha dirigida