Mídia / Jornal Fera

Quais profissões estão em alta no Nordeste em 2017

15/03/2017

Nos últimos anos, o Nordeste brasileiro manteve um crescimento econômico ascendente impulsionando investimentos públicos e privados em infraestrutura e projetos voltados para os setores de Energia, Indústria, Bens de Consumo, Agronegócios e Tecnologia.

Grupos multinacionais e nacionais de grande porte começaram a atuar nos 9 Estados da região potencializando as oportunidades no mercado de trabalho. Empresas regionais também passaram por um processo de profissionalização requerendo funcionários cada vez mais qualificados.

Embora tenha sofrido retração econômica em 2016, já é possível perceber, no primeiro trimestre de 2017, uma mudança no comportamento por parte das empresas que estão retomando as buscas por novos funcionários.

De acordo com a ASAP (consultoria de recrutamento, seleção e avaliação de executivos), nesse ano, o foco das companhias presentes na região será em profissionais especializados em resultados, otimização de custos, desenvolvimento de novos negócios e, especialmente, inovação – seguindo as tendências do mercado de trabalho nacional.

Segundo a consultora Fabiana Azevêdo, Sócia do Fesap Group no Nordeste, profissões voltadas para as áreas de Finanças, Tecnologia, Marketing, Comercial e Energia destacam-se no momento de retomada econômica e mantém-se em alta durante 2017.

Dentro das áreas administrativa e financeira destacam-se as carreiras voltadas para contabilidade, planejamento financeiro e controladoria. No segmento de Bens de Consumo – que atende diretamente às demandas dos clientes –, tem sido crescente a demanda por Executivos Comerciais e profissionais da área de marketing, especialmente do digital.

Em relação à Tecnologia da Informação, existe uma demanda alta por mão de obra ainda mais qualificada, pois as empresas precisam investir em recursos tecnológicos para manter a competitividade no mercado. Entre as profissões de destaque estão Desenvolvedores de Aplicativos para Celular e de Software, Analistas SAP, Arquiteto de Soluções, Programadores e Seguranças da Informação.

Já as carreiras inseridas na área de Energia tendem a ser reaquecidas, pois no Nordeste concentra-se um número significativo de projetos voltados para energia Eólica e Solar – fundamentais para o desenvolvimento e crescimento econômico do país.

COMO SE PLANEJAR PARA FAZER CARREIRA NO NORDESTE


O Nordeste está com um mercado de trabalho competitivo, que busca profissionais cada vez mais qualificados para suas funções. Por isso, Fabiana indica que o estudante universitário comece a se preocupar com sua carreira desde o início da vida acadêmica. “É muito importante ter um planejamento de carreira estruturado como guia para o seu crescimento profissional, indicando o ponto de partida, o caminho a ser percorrido e até onde se quer chegar”, conta.

Para criar um planejamento efetivo, o jovem precisa identificar o que o motiva – como remuneração, vivências no exterior, estabilidade profissional ou empreendedorismo –, para traçar as metas para alcançar seus objetivos profissionais. Mas só o plano não basta: um profissional qualificado é aquele que consegue equilibrar a vida acadêmica com estágios, pesquisas, programas de voluntariado e atuação em iniciativas estudantis.

“É fundamental adquirir experiências e incrementar o currículo antes de conquistar o primeiro emprego efetivo”, explica Fabiana, ao afirmar que é fundamental que o jovem dedique parte do seu tempo para aperfeiçoar outro idioma, especialmente o inglês. “Afinal, no Nordeste, há diversas multinacionais. Para integrá-las, é preciso saber falar outra língua além do português”.

CONHEÇA MAIS DETALHES SOBRE CADA PROFISSÃO

1. Controller - Controladoria
Um controller tem participação ativa no desenho do planejamento estratégico de uma empresa. Responsável por organizar e desenvolver planos econômicos e financeiros e analisar informações contábeis e de performance, tem como função dar as informações necessárias para o crescimento do negócio.

2. Planejamento Financeiro
O profissional da área de planejamento financeiro tem como função acompanhar e identificar melhorias no desempenho de todo fluxo monetário de uma organização: projeções de faturamento, fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos.

3. Contador
Um contador administra os tributos de uma empresa e é responsável por gerenciar todos os documentos da organização – impedindo problemas fiscais, tributários etc.

4. Comercial
Desenvolve, gerencia e analisa estratégias de comercialização de produtos e serviços. Cria planos de atuação visando atingir os objetivos de uma empresa e aumentar sua competitividade no mercado.

5. Marketing Digital
Por meio de ações estratégicas no meio digital, auxilia empresas a se posicionarem online, garantindo a exposição da marca – e retorno positivo – nas mídias e outros canais digitais. Utiliza técnicas como SEO e geração de leads, cria ações como e-mails marketing e desenvolve campanhas em redes sociais.

6. Analista SAP
SAP (Systems Applications and Products) é um sistema de gestão empresarial. Um especialista no sistema torna-se responsável por implantar os módulos, que vão desde produção a pagamentos, de acordo com as necessidades da empresa.

7. Arquiteto de Soluções
Tem como responsabilidade analisar os problemas de um negócio e desenvolver soluções digitais para responder às necessidades funcionais e não funcionais da empresa: define soluções tecnológicas de acordo com os objetivos da organização.

8. Programador/Desenvolvedor de Software
Um programador desenvolve, projeta, codifica, testa e implanta linguagens de programação em sistemas, softwares, aplicativos, sites e jogos.

9. Segurança da Informação
O profissional trabalha com ética e a segurança e proteção contra crimes cibernéticos e cibercriminosos: analisa sistemas, faz o levantamento de vulnerabilidades, mapeia riscos e implementa soluções.

Fonte: Giulianna Gaspareto - Universia Brasil