Mídia / Jornal Fera

Quem se inscreveu pelo sistema de cotas terá concorrência maior na UFT

05/09/2013

Os candidatos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que se inscreveram para o curso de Medicina vão enfrentar a maior concorrência do vestibular 2013/2 da instituição. O curso foi o mais procurado com 3795 inscritos, o que representa uma concorrência de 116,6 candidatos por vaga. Mas o candidato que se inscreveu pelo sistema de cotas vai ter um desafio ainda maior: superar 117 candidatos para conquistar uma vaga no curso, uma concorrência quase oito vezes maior que a registrada no mesmo curso pelo sistema de cotas no vestibular anterior, realizado em março deste ano. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (4) pela comissão que realiza o concurso.
No geral, os candidatos que se enquadram no sistema de cotas vão ter um número maior de concorrentes. No curso de Direito (o segundo mais concorrido), por exemplo, a concorrência universal foi de 36,88 candidatos por vaga. Já na concorrência pelo sistema de cotas os candidatos vão ter que enfrentar 65,33 candidatos por vaga. O mesmo pode ser observado no curso de Engenharia Civil (o terceiro mais concorrido), que na concorrência universal é de 33,96 candidatos por vaga e no sistema de cotas 55.
O curso que obteve menos inscritos na concorrência universal foi o de Química Ambiental, em Gurupi, com 0,48 candidatos por vaga. Na concorrência pelo sistema de cotas foi o de Química (Licenciatura), em Araguaína, com 0,67 candidatos por vaga. O curso de Medicina Veterinária de Araguaína foi o menos procurado pelos indígenas, com 0,5 candidatos por vaga. A lista completa da concorrência pode ser conferida no site da universidade.
Ao todo, 12118 candidatos irão disputar 1379 vagas oferecidas em 42 cursos de graduação para ingresso no segundo semestre letivo de 2013. Do total de inscritos, 73% concorrem a vagas pelo sistema universal e 27% se inscreveram para vagas na cota para indígenas e também no sistema de aplicação da Lei 12.711/2012, que reserva vagas para candidatos oriundos de escolas públicas, com cotas para pretos pardos e indígenas e pessoas de baixa renda.
O edital do vestibular 2013/2 da UFT prevê um total de 1575 vagas, mas destas 12,5% vão ser preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: G1