Mídia / Jornal Fera

Universitário: saiba o que fazer para não ser iludido no estágio

09/10/2014

Conseguir a primeira experiência profissional na sua área é o sonho de qualquer universitário. Muitas vezes exigidos pelas faculdades, os estágios são a ponte entre os estudantes e o mercado de trabalho, tendo o importante de papel de revelar novos talentos e complementar o aprendizado obtido em sala de aula.

Muitas vezes, na ânsia de participar do dia-a-dia da profissão, os futuros estagiários acabam aceitando oportunidades sem verificar corretamente os históricos das empresas, suas referências e até mesmo sem analisar o benefício que obterá em fatores cruciais, como salários que custeiem minimamente suas despesas.

Para evitar armadilhas como essas, é preciso verificar se o contrato está nos padrões da lei e o tipo de estágio que está sendo oferecido. Não confunda voluntariado com um estágio: nesse tipo de trabalho não há remuneração. Lembre-se também que os estágios tem regulamentações trabalhistas em relação a carga horária, afinal, a prioridade deve ser o estudo.

Outra dica útil para garantir seus direitos é conseguir uma declaração por escrito sobre suas atividades, caso elas já não tenham sido determinadas no contrato. Esse documento pode servir como prova se você estiver se sentindo explorado por fazer mais do que suas funções previamente estabelecidas ou não estiver recebendo o devido pagamento.

Lembre-se também que estágios são etapas de aprendizado. Se você sentir que seu potencial não está sendo completamente aproveitado ou que já aprendeu tudo o que podia com essa experiência, não tenha medo de buscar um novo emprego. O mesmo raciocínio pode ser aplicado se o seu objetivo é ser efetivado e a empresa não dá sinais de que isso acontecerá em breve. Antes de sair, não se esqueça de pedir por referências, afinal, a experiência é valida para sua formação profissional.

Fonte: Universia Brasil