Mídia / Jornal Fera

Veja o que você deve considerar antes de se candidatar a um emprego

25/03/2015

Ao procurar um emprego existem fatores que a maioria das pessoas leva em consideração, como salários, horários e distância entre a empresa e a residência. Por outro lado, muitos aspectos importantes que deveriam ser igualmente cogitados na hora de se candidatar a uma vaga são esquecidos, o que pode provocar uma escolha errada.

Para saber se aquela vaga é mesmo ideal, confira a seguir os elementos que você deve analisar antes mesmo de enviar seu currículo para a empresa:

1- Satisfação no trabalho
Se no anúncio da vaga estão descritas atividades que você não se sente confortável em fazer, ou a área em que a empresa atua não te atrai profissionalmente, há grandes chances de que você perca o interesse e a motivação em pouco tempo, caso seja contratado. Por isso, antes de buscar uma oportunidade, é preciso analisar se ela se encaixa no seu perfil e se te trará satisfação profissional a longo prazo.

2- Construção de uma carreira

Ao analisar o perfil da empresa, você precisa ter em conta os seus planos para aquele trabalho. Primeiramente, é necessário definir se seu objetivo é mesmo construir um futuro profissional na companhia ou se trata-se apenas de um emprego temporário. Caso o objetivo vise uma carreira longa, é importante avaliar as condições da empresa, se ela permite esse tipo de progressão, se oferece as condições necessárias para o desenvolvimento dos funcionários e, principalmente, se os valores da companhia se ajustam aos seus próprios.

3 – Responsabilidades e desafios
Todo novo cargo oferece possibilidades diferentes e novos caminhos para trilhar, porém, é preciso considerar se este é mesmo o momento para dar passos importantes, inclusive, pensando pelo lado pessoal. Por exemplo, se o cargo exige viagens constantes e até mesmo uma mudança de cidade, você precisa saber se está preparado para uma alteração tão grande de rotina. Caso a resposta seja negativa, aceitar o trabalho pode não ser a melhor opção.

Fonte: Universia Brasil