A Faculdade FERA se preocupa com o desenvolvimento biopsicossocial dos alunos, professores e técnicos administrativo por isso a IES oferta atendimento pedagógico, psicopedagógico e psicológico na clinica da própria instituição. O atendimento pedagógico é realizado pela professora Mestra: Claudia Rêgo. O atendimento psicopedagógico é realizado pela psicopedagoga Sandra Falcão e o atendimento psicológico pela psicóloga Juliana Setton. O aluno, professor ou funcionário pode agendar o seu atendimento na secretaria acadêmica. A Clinica funciona todos os dias das 16:00 às 21:00 e os dias são divididos de acordo com a demanda e as especialidades.
- Oferece sessões de orientação psicopedagógica que apresentar dificuldades no seu desenvolvimento acadêmico;
- Os encontros individuais terão a duração de 40 minutos restritos a 5 semanas, durante as quais serão reavaliados os procedimentos e a evolução das situações geradoras das queixas;
- Garante a formação continuada do corpo docente no que se relaciona aos procedimentos didático-pedagógicos por meio de seminários, cursos, encontros, palestras ou outras atividades que visem à melhoria constante do processo de ensino-aprendizagem;
- O docente também poderá receber assessoramento pedagógico e atendimento psicopedagógico conforme sua solicitação na coordenação de curso;
- Adaptação na rotina e grade curricular, através da orientação de estudos;
- Assistência e Consultoria na área educacional;
- Auxílio na resolução de questões ligadas ao currículo e criação de projetos personalizados com metas e objetivos que facilitam o aprendizado;
- Assessoro e planejo o aprendizado dos diversos conteúdos;
- Desenvolvo a prática psicomotora como ferramenta nas relações com as diferentes linguagens.
- Avaliação diagnóstica, orientação, atendimento em tratamento clínico para crianças e jovens com transtornos e distúrbios de aprendizagem;
- Intervenções com objetividade para melhora progressiva do aprendizado;
- Investigação dos problemas emergentes nos processos de aprendizagem;
- Esclarecimento dos obstáculos que interferem em uma aprendizagem eficiente;
- Favorecimento do desenvolvimento de atitudes adequadas ao processo de aprender, a fim de tornar o aprendiz autônomo, construtor do seu próprio aprendizado.
Procede ao estudo e à análise dos processos intra e interpessoais e nos mecanismos do comportamento humano, elaborando e ampliando técnicas psicológicas, como teste para determinação de características afetivas, intelectuais, sensoriais ou motoras, técnicas psicoterápicas e outros métodos de verificação, para possibilitar a orientação, seleção e treinamento no campo profissional, no diagnóstico, na identificação e interferência nos fatores determinantes na ação do indivíduo, em sua história pessoal, familiar, educacional e social: procede à formulação de hipóteses e à sua comprovação experimental, observando a realidade e efetivando experiências de laboratórios e de outra natureza, para obter elementos relevantes ao estudo dos processos de desenvolvimento, inteligência, aprendizagem, personalidade e outros aspectos do comportamento humano e animal; analisa a influência dos fatores hereditários, ambientais e psicossociais e de outras espécies que atuam sobre o indivíduo, entrevistando o paciente, consultando a sua ficha de atendimento, aplicando testes, elaborando psicodiagnóstico e outros métodos de verificação, para orientarse no diagnóstico e tratamento psicológico de certos distúrbios comportamentais e de personalidades; promove a saúde na prevenção, no tratamento e realibilitação de distúrbios psíquicos, estudando características individuais e aplicando técnicas adequadas para restabelecer os padrões normais de comportamento e relacionamento humano; elabora e aplica técnicas de exame psicológico, utilizando seu conhecimento e prática metodológica específicos, para determinar os traços e as condições de desenvolvimento da personalidade dos processos intrapsíquicos e interpessoais, nível de inteligência, habilidades, aptidões, e possíveis desajustamentos ao meio social ou de trabalho, outros problemas de ordem psíquica e recomendar a terapia adequada; participa na elaboração de terapias ocupacionais observando as condições de trabalho e as funções e tarefas típicas de cada ocupação, para identificar as aptidões, conhecimento de traços de personalidade compatíveis com as exigências da ocupação e estabelecer um processo de seleção e orientação no campo profissional; efetua o recrutamento, seleção e treinamento, acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal e a orientação profissional, promovendo entrevistas, elaborando e aplicando testes, provas e outras verificações, a fim de fornecer dados a serem utilizados nos serviços de emprego, administração de pessoal e orientação individual; atua no campo educacional, estudando a importância da motivação do ensino, novos métodos de ensino e treinamento, a fim de contribuir para o estabelecimento de currículos escolares e técnicas de ensino adequados e determinação de características especiais necessárias ao professor; reúne informações a respeito do paciente, transcrevendo os dados psicopatológicos obtidos em testes e exames, para elaborar subsídios indispensáveis ao diagnóstico e tratamento das respectivas enfermidades; diagnostica a existência de possíveis problemas na área de distúrbios psíquicos, aplicando e interpretando provas e outros reativos psicológicos, para aconselhar o tratamento ou a forma de resolver as dificuldades momentâneas.