Área do aluno

Responsabilidade Social

Entende-se por responsabilidade social o que preconiza o glossário do Instrumento de Avaliação Institucional Externa (MEC, agosto/2014, p.35), que expressa:

A Responsabilidade Social refere-se às ações da instituição (com ou sem parceria) que contribuem para uma sociedade mais justa e sustentável. Neste sentido, deverão ser verificados trabalhos, ações, atividades projetos e programas desenvolvidos com e para acomunidade, objetivando a inclusão social, o desenvolvimento econômico, a melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura urbana/local e a inovação social.

De fato, essas ações da instituição podem ser verificadas a partir de sua missão, objetivos, políticas e ações. Neste contexto, se recepciona a responsabilidade social da FERA.

Inclusão social

A FERA entende a interiorização da educação superior como responsabilidade social. Para tanto, suas ações vão ao sentido de oferecer cursos superiores, nas modalidades de graduação, pós-graduação e extensão na sua região de atuação. As demandas de desenvolvimento local estão assentadas na necessidade da população à educação, tanto no aspecto de formação básica como superior.

A vinculação destas demandas à oferta dos cursos superiores pela FERA traz em seu escopo a inclusão social, possibilitando a qualquer cidadão, independente de necessidades físicas condicionantes, o acesso ao ensino superior, mesmo sendo IES particular, pois além de seus programas de bolsas de estudo estará vinculada também ao programa Educa Mais Brasil, e alguns projetos de descontos internos para Servidores Públicos, alunos provenientes de Escolas Públicas, professores da rede privada, para funcionários da faculdade, para familiares dos alunos e funcionários, amigo da faculdade,

funcionários das empresas e instituições parceiras como também recepcionará a Lei de Acessibilidade e Mobilidade.

A FERA entende a inclusão social como consequência direta de Programas Governamentais, como também, está consciente da importância de sua contribuição para a inclusão social, fruto de sua responsabilidade social, vinculada ao desenvolvimento econômico, social, tecnológico, político e cultural da região, responsabilidade esta que demandará o atendimento das demandas vinculadas com já descritas e o de desenvolverá projetos e ações sociais específicas.