Mídia / Jornal Fera

Dilma afirma que 'tripé' sustenta 'transformação' na educação

13/01/2014

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (13), por meio do microblog Twitter, que está se formando um tripé “para sustentar a grande transformação na educação”, ao comentar o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para ela, o esforço pessoal do estudante e o apoio e suporte da família completam a tríade.
“Para esse ano, a nossa meta é oferecer o financiamento a 400 mil estudantes para que eles possam cursar o ensino superior. Estamos, portanto, formando um tripé para sustentar uma grande transformação na #Educação brasileira.”, escreveu na rede social. “A educação é o eixo do Brasil que queremos”, completou.
Dilma apontou como "primeiro vértice" do tripé o esforço pessoal do estudante "que está dando duro para se aprimorar e construir seu melhor futuro". O segundo vértice, afirmou, é o apoio e o suporte da família. "E, finalmente, programas do governo federal, como o #ProUni, o #Fies, o #Sisu, além do maior orçamento da história do @MEC_Comunicacao", escreveu.
A presidente aproveitou para citar os números dos programas. Segundo ela, já foram concedidas 1,2 milhão de bolsas pelo ProUni "maior programa de inclusão universitária da nossa história", disse. Nesta edição, segundo ela, serão 190 mil bolsas.
Prouni
As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2014 do Programa Universidade para Todos (Prouni) já estão abertas. O prazo começou nesta segunda-feira (13) e vai até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (17). Os candidatos devem se inscrever pelo site do Prouni.
Segundo o Ministério da Educação, nesta edição são ofertadas 191.625 bolsas, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais.
O Prouni é um programa federal que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior do país, a partir do desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada na próxima segunda-feira (20). Haverá também uma segunda chamada, no dia 3 de fevereiro.
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro que ainda não tem diploma de curso superior, que tenha feito o Enem em 2013 e atenda a pelo menos uma das condições a seguir:
I - Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II - Tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
III - Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
IV - Seja pessoa com deficiência;
V - Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo.
As bolsas integrais são oferecidas aos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o valor é de, no máximo, três salários mínimos.


Fonte: G1