Mídia / Jornal Fera

4 formas de compreender textos rapidamente

04/09/2015

Acompanhar apresentações de Power Point pode ser complicado se o indivíduo não consegue ler rapidamente. O mesmo vale para pessoas que precisam ler mais, porém não têm tempo hábil para isso. Independentemente do caso, existem maneiras de contornar essa dificuldade e conseguir compreender melhor e em menos tempo. Confira:


1 – Leia com prazer
Quanto mais você gostar da atividade, maiores serão as chances de você aumentar sua velocidade de leitura. Por isso, busque interessar-se pelo assunto abordado e, assim, você provavelmente perceberá mudanças positivas nos hábitos de leitura.

2 – Use uma marca-texto
Ao destacar as partes mais relevantes do texto, você costuma manter-se mais focado às informações contidas nele. Além disso, você começa a ler mais rapidamente, já aumenta o foco no material que está buscando compreender.

3 – Entenda o motivo pelo qual você está lendo
A melhor forma de praticar a leitura é sabendo os motivos que o levaram a realizá-la. Quando você tem consciência da importância do ato para a sua formação ou mesmo para questões pessoais é mais fácil ler com maior velocidade, sem prejudicar a compreensão da maior parte dos pontos abordados.

4 – Faça uma análise prévia da leitura
Antes de começar a leitura de fato, uma boa ideia é que você dê uma olhada no texto como um todo, identificando tópicos importantes. Assim, ao entender do que se trata o material, a compreensão no momento da leitura fica mais fácil. É recomendável ler a introdução e a conclusão do texto antes de realizar a leitura completa, porque você pode analisar o conteúdo já sabendo o que esperar.

Fonte: Universia Brasil