Mídia / Jornal Fera

5 formas para ajustar sua rotina e torná-la mais produtiva

11/08/2015

Muitos profissionais sentem a necessidade de realizar mudanças na rotina criando novos hábitos e alterando aqueles que não estão funcionando muito bem. Entretanto, para realizar uma mudança de hábitos realmente efetiva é necessário elaborar um planejamento diário pautado em muita organização e disciplina.

Se você anda enfrentando algumas dificuldades para adaptar a sua rotina e introduzir novos hábitos no seu dia a dia, confira a seguir 5 formas simples para organizá-la da melhor forma:

1 - Repita as atividades diariamente
A melhor forma de introduzir um novo hábito na rotina é praticá-lo diariamente. Por exemplo, caso você deseje começar uma atividade física ou um esporte, a dica é tentar frequentar a academia todos os dias da semana, pelo menos durante o primeiro mês de adaptação. A repetição de uma prática contribui para torná-la mais efetiva.

2 - Não tente fazer uma mudança muito radical
Procure mudar aos poucos a sua rotina, mas comece devagar. Não arrisque uma mudança muito radical desde o início, pois assim você pode ficar cansado rapidamente e não conseguirá continuar o seu planejamento.

3 - Faça lembretes a si mesmo
Ao longo do dia, procure escrever pequenos lembretes com as atividades que você precisa concluir, principalmente, logo que chegar ao trabalho. Assim, ficará mais difícil que você perca o foco ou se esqueça do que ainda precisa ser feito.

4 - Seja consistente, estabelecendo horários fixos
Para fixar um novo hábito na sua rotina, procure ser um pouco mais metódico, principalmente durante os primeiros meses de adaptação. Por exemplo, se você deseja começar a estudar diariamente, procure estabelecer um horário e lugar fixo para fazer isso.

5 - Conte com os seus amigos
Lembre-se de que os seus amigos podem ser ótimas pessoas para ajudá-lo a ficar mais motivado durante as alterações na sua rotina, animando-o e o incentivando a persistir. É importante manter o contato social nesse período de mudanças.

Fonte: Universia Brasil