Mídia / Jornal Fera

6 dicas para manter as suas metas durante 2016

07/01/2016

No começo do ano, muitas pessoas têm o costume de elaborar a própria lista de metas, colocando no papel os principais objetivos que desejam conquistar no futuro. Contudo, muitos desses planos podem se dispersar ao longo dos 12 meses e acabam não sendo cumpridos no final, podendo provocar frustração e a sensação de ter feito um planejamento sem utilidade.


Foi pensando nisso que separamos 6 dicas para conseguir cumprir com os objetivos ao longo do próximo ano. Confira a seguir:

1 - Identifique o motivo dos seus hábitos ruins

Todo o hábito costuma ter uma razão. Se você fuma, come em excesso ou procrastina as suas tarefas, por exemplo, provavelmente existe um motivo para isso. Cabe a você buscar formas para identificá-lo e, para isso, é necessário fazer uma autorreflexão. Pergunte a si mesmo por que você sente a necessidade de praticar esse hábito diariamente e como você poderia substituí-lo por outra atividade.

2 - Escreva as suas metas

Anotar os próprios objetivos em um papel pode ser uma ótima estratégia para mantê-los ao longo do ano. Isso porque, ao deixar registradas suas metas, você poderá reforçá-las em sua própria mente, como se fizesse um compromisso a si mesmo.

3 - Acompanhe o seu próprio progresso

Ao longo do ano, também é interessante anotar as suas principais conquistas, para ter uma noção do quanto você progrediu. Para isso, procure registrar tudo aquilo que você conseguiu realizar, desde as tarefas mais simples até aquelas mais complicadas. É importante ter uma noção do quanto você está melhorando, vendo o que ainda falta para completar a sua lista de metas.

4 - Enxergue os erros como aprendizado

É interessante saber como transformar as falhas em aprendizado. Por isso, sempre que sentir que falhou em algum projeto ou não conseguiu cumprir com determinado objetivo, analise as possíveis causas do problema, vendo o que poderia ter sido feito diferente. Isso o ajudará a crescer durante o ano.

5 - Seja paciente

Não adianta tentar introduzir uma quantidade enorme de hábitos na rotina se você não conseguirá cumpri-los depois. O mais recomendado é começar com uma mudança de cada vez, respeitando o seu próprio ritmo. Além disso, é preciso entender que as metas não são conquistadas da noite para o dia.

6 - Analise a sua adaptação

Algumas vezes, por mais que a pessoa tente introduzir um novo hábito na rotina, ela não consegue se adaptar a ele. Não adianta forçar uma mudança se ela não for positiva.


Fonte: Universia Brasil