Mídia / Jornal Fera

Alunos de federais trocam a vaga do Sisu por particulares

24/02/2014

O sistema unificado de seleção de calouros, o Sisu, levou mais alunos a disputar vagas nas universidades federais. Parte deles, porém, migrou rapidamente para a rede particular.

A constatação é do próprio Ministério da Educação e da Andifes, entidade de reitores das universidades federais. As duas instituições desenvolvem estudo para medir o tamanho do fenômeno.

Paralelamente, universidades já sentiram o aumento na evasão após a entrada no Sisu, implementado em 2010. É o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Quarta instituição que mais recebeu inscritos em 2013, sua taxa foi de 20% para 35%. O abandono também cresceu na federal tecnológica do Paraná e na estadual do Piauí.

Mesmo sem ter a quantidade exata de alunos que deixaram os cursos, o MEC analisa o volume como “importante” e decidiu apresentar, até o meio do ano, medidas para preencher essas vagas.

Segundo a gestão Dilma Rousseff (PT), os dados levantados apontam que os alunos que saíram dos cursos, basicamente, vão para outros. E a evasão geral não se altera.

Fonte: JCNET