Mídia / Jornal Fera

As 5 mentiras que nos mantém presos nas zonas de conforto

07/10/2016

Ás vezes é necessário permanecer em uma zona de conforto para recarregar as energias, mas se você permanecer lá por muito tempo, nunca saberá o quão longe poderia ter chegar.

Então não se esqueça: Nós só crescemos fora da zona de conforto.

Quer você goste ou não, esta é a verdade. A capacidade de deixarmos nossa zona de conforto e nos atrever a descobrir novos horizontes, é o que nos torna diferentes dos outros, é o que nos permite ter novas experiências, que nos enriquecem e dão sentido a nossas vidas.

Para entender a zona de conforto… imagine dois círculos. Um pequeno dentro de um maior. O pequeno círculo representa todas as coisas a que estamos acostumados, como os nossos hábitos e rotinas. Esta é a nossa zona de conforto. E o segundo a Zona de Aprendizagem.



Zona-de-Conforto

À primeira vista, tudo pode parecer tranquilo e fácil. Mas a verdade é que a permanência dentro desse círculo não é uma garantia de felicidade e nem te assegura que no final da sua vida você não terá arrependimentos.

Ficar na zona de conforto limita você, porque não lhe permite descobrir nada novo. Lembre-se de que a vida começa onde termina sua zona de conforto.

No entanto, há um círculo muito maior, composto de coisas que você não conhece, o desconhecido. Seus sonhos, novos lugares, pessoas diferentes … É a Zona de Aprendizagem, este é o lugar onde acontece a expansão.

Para muitas pessoas, dar esse salto às assusta, porque normalmente tem medo do desconhecido e não sabem o que vão encontrar. Para evitar que estes saltos aconteçam nos criamos mecanismos de auto-sabotagem, para permanecermos na nossa zona de conforto. As mentiras que contamos a nós mesmos para não sair da zona de conforto.



1. “Eu não preciso fazer isso”

É verdade, ninguém pode empurrá-lo para fora de sua zona de conforto, mas se você ficar dentro da sua caixinha, não irá crescer. Lembre-se que o crescimento não vem simplesmente com o passar dos anos, mas sim pelos os desafios que enfrentamos.

Sabe quando aparece uma oportunidade ou um grande desafio e de repente sua voz interior lhe diz que você não tem porque fazer aquilo?! Isso se chama resistência à mudança, porque uma parte de você deseja que fique dentro dos limites do conhecido.

Se por acaso você pensar que não há nenhuma razão para realizar algo novo, lembre-se que simplesmente o fato de crescer e descobrir, são razões mais que suficientes.



2. “Não é o momento certo”

Esperar pelas condições perfeitas para fazer algo novo é uma mentira que contamos para nós mesmo para continuar procrastinando. Perseguir um sonho significa lutar contra o vento e a maré, criando condições ao longo do caminho, e isto exigirá de você um grande esforço e muitas mudanças.

Quando você diz a si mesmo que não é o momento certo, você está ativando o medo, muitas vezes do fracasso.

Claro, não se trata de se lançar em uma aventura sem avaliar os riscos. Mas se você realmente quiser alçar voo, deve estar ciente que não pode ficar parado.



3. “Vou começar quando…”

Esta é uma das desculpas mais clássicas! Na prática, é a desculpa perfeita, pois o que estamos dizendo para nós mesmo: Que não estamos desistindo do sonho, apenas o colocando de lado até que determinada situação ocorra.

O problema é que essa desculpa nos leva a procrastinação, por isso é provável que quando a condição certa chegar, criaremos outra, e mais outra.



4. “Não é para mim”

Basicamente, por trás dessa frase a ideia de que nós não somos bons o suficiente. Esta é a desculpa perfeita para os inseguros e as pessoas com baixa autoestima. Porém você não pode saber se você será bom em algo se nunca tentar.

É bem provável que você já tenha achado que algo não era feito para você, mas depois de tentar, você acabou gostando e se empolgou com as novas situações que foram surgindo.

Portanto, não se feche para novas experiências, nem se limite como pessoa.



5. “Eu não sei como fazer”

As coisas novas podem assustar então uma das desculpas que inventamos para ficar na nossa zona de conforto é dizer que não sabemos como enfrentar aquele desafio.

É claro que, para realizar determinados projetos e trabalhosa um certa preparação é necessária, mas isso não significa que você não pode fazê-lo. Significa apenas que levará mais tempo ou que você precisará de alguém para ajudá-lo.

Nenhuma habilidade vem do nada, os grandes especialistas gastaram horas treinando e estudando para chegar naquele patamar. E se eles conseguem você também consegue!

Nelson Mandela disse certa vez: “Impossível é tudo aquilo que não se tenta” ou como disse Michel Jordan: “Você erra 100% das bolas que não arremessa.”.

#Avante

Fonte: Universitário Ativo