Mídia / Jornal Fera

BRINQUEDOTECA DA FACULDADE FERA: PROJETO APRENDBRINC

30/04/2019

 

A Brinquedoteca também conhecida como Laboratório do Curso de Pedagogia, é um espaço de aprendizagem do futuro Pedagogo. É uma área importante que visa incentivar crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.

É um local onde podemos avaliar de maneira alternativa nosso público e seu respectivo desenvolvimento através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere à socialização, à iniciativa, à linguagem e ao seu desenvolvimento motriz, buscando através das atividades lúdicas o surgir de suas potencialidades.

Brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mas em primeiro lugar, uma mudança de postura frente a educação. E, mudar nossos padrões de conduta em relação à criança é abandonar métodos e técnicas tradicionais. É buscar o novo, não pelo modernismo, mas, pela convicção do que esse novo representa. Enfim, é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil.

Este espaço tem como proposta o brinquedo: o objeto e, sua necessidade é de ampliar e preservar as possibilidades de vivência do lúdico. É um local alegre, colorido, diferente, onde crianças e jovens soltam a sua imaginação, sem medo de serem punidas e cobradas.

Neste contexto, a Brinquedoteca tem como perspectiva proporcionar uma visão mais ampla aos nossos discentes, à medida que, esse espaço educacional tem várias funções: pedagógica, social e comunitária.

O curso de Pedagogia da Faculdade FERA, em sua proposta de formação de educadores, tem imbuído esforços no sentido de fazer com que os alunos adquiram, ao longo de sua graduação, conhecimentos consistentes sobre o desenvolvimento infantil e os processos de aprendizagem.

Por isso, a Brinquedoteca – da Faculdade de Ensino Regional Alternativa – Fera  inicia em 2019 a segunda etapa do Projeto de Extensão Aprendbrinc. O objetivo deste projeto é oportunizar um espaço de convivência e de desenvolvimento de atividades lúdicas para as crianças filhas de estudantes do curso de Pedagogia.

O Projeto será realizado todas as terças-feiras, das 18:40h às 22h e atenderá até 10 crianças de 04 aos 12 anos.

As atividades no Apredbrinc serão Coordenadas pela Professora Cláudia Cristina Rêgo Almeida e realizadas pela monitora Sineide dos Santos Barros sob sua supervisão, estudante do Curso de Pedagogia.

A metodologia utilizada se constitui no desenvolvimento de: a) Brincadeiras livres nos cantinhos: casinha, cozinha, fantasia; b) Atividades recreativas com jogos de competição: jogos, dança da bexiga, pescaria, argola, boca do palhaço; c) Gincana: caça ao tesouro perdido, dança da cadeira, estátua, estoura balão; d) Cineminha; e) Teatro.

Espera-se que esse projeto constitua-se em um importante espaço para formação tanto dos graduandos como das crianças que dele participam. O Projeto atenderá apenas crianças na faixa etária de 3 a 9 anos, devidamente inscritas, cujos responsáveis estarão obrigados a observar às normas que estão expressas no Regulamento, preencher ficha de inscrição e assinar termo de compromisso.

Venha fazer parte desta instituição que tem um amplo compromisso com a Educação! Maiores informações: 3530-4019.