Mídia / Jornal Fera

Ciência sem Fronteiras vai oferecer 300 bolsas na área espacial

25/07/2013

O programa federal Ciência sem Fronteiras (CsF) vai oferecer 300 bolsas de estudo para interessados em estudar cursos na área espacial em diversas modalidades, desde graduação sanduíche a pós-doutorado.
Do total de bolsas, 150 serão destinadas a brasileiros e 150 para pesquisadores estrangeiros que quiserem atuar em instituições de ensino e pesquisa do Brasil.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24) pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, em encontro com bolsistas do programa, durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até sexta-feira (26), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.
Poderão se candidatar estudantes das áreas de engenharia, física, matemática e afins, além de subáreas do conhecimento vinculadas à indústria aeroespacial.
As bolsas serão distribuídas da seguinte forma: 40 para graduação sanduíche; 10 para doutorado pleno; 20 para doutorado sanduíche; 30 para pós-doutorado no exterior; 90 para a atração de jovens talentos; 40 para pesquisador visitante; 70 para o desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior (35 para pesquisadores juniores e 35 para seniores).
Segundo o presidente do CNPq, o edital deve ser lançado em breve.
Fonte: G1