Mídia / Jornal Fera

Como as universidades podem preparar os estudantes para o mercado de trabalho

08/05/2017

Ao ingressarem na faculdade, estudantes tem como objetivo concluírem o curso estando empregados. É objetivo da universidade prepará-los para o mercado de trabalho, respondendo às expectativas dos jovens talentos.

São poucas as instituições que oferecem a matéria de como conseguir um emprego, na qual os alunos aprendem sobre técnicas de entrevistas, como montar um currículo efetivo, como impressionar e destacar-se em processos seletivos, como agir após a contratação, entre outros temas que garantem a empregabilidade dos estudantes.

Nem todas as universidades inseriram a matéria na grade, mas essas práticas também podem ser estimuladas com tarefas diárias, ensinando habilidades que são úteis em todas as profissões. Entenda:

1. TRABALHO EM EQUIPE
Uma das principais habilidades solicitadas pelo mercado é o saber trabalhar em equipe. A universidade deve orientar os professores a promoverem trabalhos em grupo para que os alunos aprendam a trabalhar como time, evitando desavenças, atrasos na entrega e falta de resultados. A atividade pode incentivar o desenvolvimento da comunicação, flexibilidade e liderança.

2. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
Ficar só na sala de aula não é uma boa ideia. Promover atividades extracurriculares, especialmente visitas a empresas que contratam estagiários, é fundamental para que os alunos comecem a se adaptar ao ambiente profissional, evitando que comecem no primeiro emprego sem entender o funcionamento de uma organização.

3. TAREFAS PRÁTICAS
Durante as aulas, os professores podem criar tarefas práticas que estimulem habilidades em seus alunos. Incentivar a tomada de decisões com perguntas durante a conversa e estipular limite de tempo em apresentações na classe representam situações comuns ao dia a dia das empresas.

4. FEIRAS DE EMPREGO
Universidades podem promover feiras de emprego para facilitar o contato entre estudantes e empresas que desejam contratar. Organizações falarem sobre seus processos seletivos e facilitarem a inscrição dos jovens talentos auxiliam ainda mais os alunos a conquistarem a vaga desejada.

5. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
As universidades também podem oferecer serviços de orientação profissional, com dicas para escolha da carreira e convites a profissionais do mercado para conversarem, com alunos, sobre as diferentes áreas e rotinas da carreira, afinal, as profissões oferecem diversas possibilidades de atuação.


Fonte: Universia Brasil