Mídia / Jornal Fera

Como conseguir o seu primeiro emprego depois de formado

06/10/2016

Depois de terminar a faculdade chega o momento de ingressar no mercado de trabalho. Aprenda como achar uma vaga

Num mundo ideal, todos os estudantes sairiam da faculdade empregados. Infelizmente, essa não é a realidade de todos. Achar um bom emprego pode até demorar, mas o mais importante é não desistir e saber usar os recursos que tem para encontrá-lo como, por exemplo:


1. Pedir ajuda aos seus professores
Professores são excelentes fontes de contatos. Podem ajudar você a conseguir um emprego. Eles conhecem a indústria e, provavelmente, ainda mantém contato com vários ex-alunos que atualmente atuam nela. Eles podem fazer apresentações e oferecer recomendações. Por isso, mantenha um bom relacionamento com os seus professores e muitas portas estarão abertas para você.

2. Procurar por trabalhos online
A internet é um mar de oportunidades. Se você está atrás do seu primeiro emprego, vale a pena investir nela. Mantenha seu LinkedIn atualizado e procure por vagas em sites como o Universia Emprego ou sites de emprego específicos da sua área. Também vale a pena ficar atento a ofertas em redes sociais: grupos da faculdade no Facebook, por exemplo, costumam oferecer várias oportunidades.

3. Visitar as páginas de carreira dos sites de companhias
Se existe alguma companhia específica na qual você gostaria de trabalhar, procure por vagas nela. Normalmente, a abertura de vagas é anunciada em alguma parte do site. Procure por algo como “Trabalhe Conosco” ou nas redes sociais da empresa. Também existe a chance de você se conectar a representantes do RH da empresa, o que aumenta as chances de uma entrevista por telefone eventualmente acontecer.

4. Achar quem já trabalha na área
Se você sonha em trabalhar numa empresa, mas as oportunidades não aparecem, tente se conectar a profissionais que trabalham lá. A maioria das vagas nunca chega a ser anunciada - elas são preenchidas através de contatos dos outros funcionários através de recomendações. Ter funcionários da empresa de sua escolha no seu network pode abrir a vaga que você quer.

5. Pedir ajuda a consultores de recrutamento
Quando você sentir que já tentou de tudo e que nada funciona, procure ajuda profissional. Alguns consultores podem cobrar uma taxa por aconselhamento pessoal, enquanto outros podem oferecer o serviço de graça. Se existe um setor específico no qual você quer trabalhar, procure consultores de recrutamento dessa área.

6. Criar uma boa primeira impressão
É normal se sentir um pouco intimidado em entrevistas de emprego, mas você não pode demonstrar isso. Pratique a impressão que você quer passar para o seu entrevistador. Isso inclui como você se veste, como se comunica e a sua linguagem corporal. É uma boa ideia sempre parecer confiante e se informar sobre a maneira mais apropriada de se vestir. Por via das dúvidas penda para o formal.

Fonte: Universia Brasil