Mídia / Jornal Fera

Enem 2013 Mudanças e Novidades

04/07/2013

 De agora em diante começando nessa edição de 2013 que ocorre duas vezes, uma no mês de abril e outra no mês de outubro, as redações deverem ter no mínimo 8 linhas, duas a menos que exigido antes, que era de no mínimo 10. Também não poderão ser utilizados trechos de perguntas nos textos, as redações devem ser feitas em formato dissertativo-argumentativo, e os alunos deverão argumentar e explicar possíveis soluções para resolver os problemas levantados por ele mesmo em sua tese elaborada em sua redação.

Outra mudança ocorreu no critério de correção das provas. Antes só passava para o supervisor corretor se as provas tivessem diferença de 500 pontos entre as correções do dos corretores, agora o INEP alterou essa margem para 300 pontos. Então se essa margem for atingida automaticamente a prova será passada para o supervisor.

Nessa edição o Inep adotou um novo sistema de avaliação o TRI que não avalia as questões apenas como certa ou errada, mas avalia a dificuldade das questões dando assim um diagnostico mais detalhado do rendimento do aluno, por isso dois candidatos podem acertar o mesmo numero de questões e obterem notas diferentes.

Algumas outras mudanças poderão ocorrer nos próximos anos se a iniciativa do MEC de fazer do Enem um substituto do vestibular for acatada. Assim será reformulado o currículo do ensino médio. Acabando com a decoreba cobrada pelos vestibulares e estimulando o desenvolvimento do senso critico e democrático

Resultado Enem 2013

O resultado da prova do Enem é divulgado através do site www.inep.gov.br, primeiramente o MEC disponibiliza o gabarito geralmente após o terceiro dia útil da realização das últimas provas.

Para acessar então os resultados individuais do Enem 2013 o participante deverá então acessar o mesmo link citado acima só que em uma data estabelecida pelo MEC que somente é divulgada após a realização das provas, lembrando que o participante deverá ter em mãos o número da inscrição, CPF e senha eletrônica.

Com o resultado do Enem 2013, o participante pode então utilizar sua nota no Prouni e no Sisu para então conquistar uma vaga na instituição de ensino superior desejada, ou até mesmo conseguir a certificação de conclusão do ensino médio. A nota do Enem só será divulgada a partir do inicio janeiro.
Fonte: Enem2013