Mídia / Jornal Fera

Entenda quais as formas de facilitar o pagamento da sua universidade

11/03/2016

Os estudantes de instituições de ensino superior particular podem ter dificuldades para pagar as mensalidades ao longo do curso. No entanto, quando isso acontece, a melhor opção não é trancar a matrícula! Existem outras formas de fazer com que os alunos consigam concluir seus estudos. A seguir, confira alguma delas:

1 – Trabalhar dentro da universidade
Algumas instituições oferecem oportunidades para que os alunos realizem trabalhos de monitoria e, assim, recebam uma bolsa parcial ou total. Também pode ser que paguem um valor em dinheiro, ótimo para ajudar a cobrir os custos da mensalidade.

2 – Bolsas de estudo
As universidades costumam ter programas de bolsas de estudo, em que disponibilizam os editais e os documentos necessários para os alunos concorrerem. Geralmente, o critério financeiro tem grande impacto no momento de fornecer a bolsa, mediante a comprovação por meio dos documentos solicitados. Uma boa dica é que, antes de ingressar no instituição que deseja, você se informe sobre a burocracia por trás da distribuição de bolsas de estudo.

3 – Financiamentos públicos
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma ótima opção para conseguir pagar a mensalidade da universidade. No entanto, é importante ficar atento às datas de inscrição no programa e quais os passos que você deve seguir para concorrer ao benefício.

4 – ProUni
Algumas universidades particulares também aceitam o Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa tem como objetivo fornecer bolsas de estudo parciais, de 50%, ou totais, para que os problemas financeiros não impeçam você de realizar seu curso de graduação.

Fonte: Universia Brasil