Mídia / Jornal Fera

Entenda sobre a carreira do gestor escolar

24/08/2016

O Gestor escolar é um profissional que atua diretamente no ambiente de ensino, exerce um papel gerencial, e é responsável por fazer as coisas acontecerem, com a organização de processos e metodologias de trabalho. O gestor da atualidade deve gerenciar com responsabilidade, motivação, preocupado com a formação continuada de sua equipe, interagindo com a comunidade escolar, atualizando-se e, compartilhando conhecimentos.

Principais características para um gestor escolar

Uma das competências desse profissional é a coordenação de equipes, para tal, a capacidade de liderança é uma atribuição importante para este profissional. Neste sentido, algumas habilidades são fundamentais para quem quer seguir esta carreira, como saber ouvir, ser mediador, fazer planejamento, articular conhecimentos teóricos e práticos, estar sempre atualizado e comunicar-se com clareza para envolver equipes e comunidade.

Outras características de destaque apontadas por próprios gestores escolares são: dedicação, comprometimento e envolvimento, pois é preciso gostar do que se faz para se envolver com todas as áreas que englobam este trabalho visando como resultado final a aprendizagem dos alunos.

Desenvolvendo aptidões

O gestor escolar deve ter conhecimento em gestão de pessoas, financeira e administrativa, além de estar atento a temas educacionais contemporâneos. Por ser um cargo de responsabilidade e formador de pessoas, é preponderante realizar cursos de capacitação tanto para as pessoas que querem entrar neste mercado quanto para os profissionais que desejam se atualizar e desenvolver competências.

O Gestor escolar como multiplicador de idéias

Para conquistar o envolvimento da equipe, é preciso dar oportunidade para que todos exponham suas opiniões e participem ativamente das ações e decisões relativas à gestão da escola. Por um lado, assumir esta postura dá mais trabalho e expõe conflitos, por outro, dá a chance da equipe resolver questões com maior maturidade e responsabilidade pelas suas escolhas.

Lembre-se, quando você fizer a opção por esta profissão, você se torna um multiplicador de ideias e deve fazer sua gestão através do exemplo e do respeito para com os outros. Gerir pessoas é fazer com que o outro enxergue em você competências e habilidades para serem seguidas.

Faça a gestão da aprendizagem – responsabilidades compartilhadas

Depois de conhecer melhor as questões da escola através de suas observações e sob as lentes de alunos, professores e coordenadores você terá mais condições de avaliar o que é prioridade e como sugerir as soluções. Para tanto, você na posição do gestor, deverá oferecer apoio e também apoiar-se em sua equipe, identificando quem pode ajudá-lo em cada tarefa e encorajando as pessoas a compartilhar ideias.

Fonte: Blog IBE