Mídia / Jornal Fera

Medicina é o curso mais concorrido da UFG, com 104 candidatos por vaga

06/11/2013

O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou, nesta terça-feira (5), a concorrência no vestibular 2014/1. O curso de medicina se mantém como o mais concorrido da instituição, com 104,58 por vaga. Em relação ano passado, a concorrência registrou um aumento de mais de 60%.
Em segundo lugar está o curso de engenharia civil, com 70,35 candidatos por vaga. Na sequência aparecem direito matutino (52,03), psicologia (43,22), odontologia (41,57), e direito noturno (39,6). Clique aqui para conferir a lista completa.

Ao G1, a presidente do Centro de Seleção da UFG, Luciana Freire, explicou que, no geral, a concorrência de todos os cursos sofreu aumento este ano por causa de uma novidade: 50% das vagas da universidade serão destinadas ao Sisu, programa do governo federal que realiza seleção unicamente com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Houve a redução das vagas e tivemos praticamente o mesmo número de candidatos do ano passado", explicou Luciane Freire. No total, a UFG oferece 6.180 vagas. Mas como só a metade é destinada ao vestibular, 30.691 candidatos disputam 3.090 vagas.
As vagas para o primeiro semestre de 2014 estão distribuídas 140 cursos. São 1.978 para cursos em Goiânia, 511 para Jataí, 496 para Catalão e 105 para a cidade de Goiás.
Provas
As provas de primeira fase serão aplicadas na tarde do próximo domingo (10). Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h. O candidato que chegar ao prédio após o fechamento dos portões não poderá entrar, ficando automaticamente eliminado do processo seletivo.
Os locais de prova estão disponíveis para consulta no portal do vestibular.
Por medida de segurança, os estudantes serão novamente submetidos ao detector de metal. Eles não poderão levar celulares, relógios e qualquer tipo de aparelho eletrônico para as salas de provas. O candidato deve portar documento de identidade (RG) e utilizar caneta esferográfica de tinta preta, em material de tubo transparente. O Centro de Seleção não permite a utilização de lápis.
O resultado da primeira está previsto para ser divulgado no dia 18 de novembro. As provas da segunda etapa serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro. O teste de habilidades e conhecimentos específicos será nos dias 5 e 6 de dezembro.



Fonte: G1