Mídia / Jornal Fera

Melhorando a leitura: Como assimilar o máximo de um texto

29/05/2014

Muitos universitários se perguntam como eles podem assimilar os conteúdos dos textos que eles estão lendo. Mesmo que isso pareça uma questão simples de ser resolvida, se o texto for muito complexo e denso, essa tarefa pode ser desafiadora. Por isso, existem estratégias que o aluno pode manter em mente para aproveitar melhor a leitura.

A primeira delas é fazer uma análise por parágrafo. Após ler o parágrafo do texto, tente resumir em duas linhas o que o autor quis dizer. Dependendo do conteúdo, essa atividade pode ser um desafio enorme, mas é por meio disso que o aluno poderá rever o que foi lido e assimilar a lógica do trecho em questão. Caso você não consiga resumir em duas linhas, opte pelas palavras-chaves: escreva em poucas palavras as ideias do parágrafo e tente, mentalmente, fazer uma conexão entre elas.

Agora, se você está com dificuldade para entender o que o autor quis dizer com um determinado trecho do texto, uma técnica que pode ajudar é procurar por palavras repetidas. Munido de uma caneta marca-texto, o estudante pode marcar todas as palavras, termos, conceitos e ideias iguais ao longo deste trecho. Dessa forma, fica mais fácil entender a ideia principal do discurso.

Por fim, evite “pular” palavras caso não tenha um conhecimento profundo sobre um termo. Leia todas as frases inteiras e, se precisar, volte até o início da sentença e leia novamente. Assim, você evita interpretar um trecho de maneira equivocada e ainda garante que entendeu exatamente o que o autor quis dizer.

Com essas dicas, mesmo o mais difícil dos textos acadêmicos poderá ser desvendado por você.

Fonte: Universia