Mídia / Jornal Fera

Mentir sobre a idade no currículo é aceitável?

28/11/2014

Muitas pessoas se sentem inseguras em colocar suas idades no currículo. Embora o motivo possa ser não demonstrar que está trabalhando há algumas décadas, alguns jovens têm demonstrado certa preocupação diante deste assunto. Temendo parecer não ter experiência profissional suficiente para agradar o recrutador, eles mentem sobre sua data de nascimento. Contudo, se contratados, eles passarão por algum tipo de problema?

Pensando nisso, a Universia Brasil reuniu algumas dicas para que você possa omitir sua idade no currículo e não ter seu prosseguimento no processo seletivo prejudicado por isso, seja por ser mais experiente ou apenas pela sua juventude. Confira a seguir:

1 – Não coloque experiências profissionais muito antigas
Há 15 anos, você provavelmente realizava atividades no trabalho que hoje não são mais tão relevantes devido à inclusão das tecnologias a sua rotina. Por isso, não inclua experiências profissionais muito antigas, afinal a única chance de elas despertarem o interesse dos recrutadores é se você foi precursor em alguma área.

2 – Omita o ano da sua graduação
Essa dica vale tanto para profissionais recém-chegados ao mercado assim como aqueles que já o conhecem há algum tempo. O ano de conclusão do curso pouco importa, já que o que define sua capacitação são o diploma, o curso e, em alguns casos, a instituição na qual você estudou. Por isso, não indique o ano de conclusão no currículo. Assim, você evita ser dispensado imediatamente pela sua falta de experiência ou pela sua idade.

3 – Destaque suas experiências mais significativas
Inclua no seu CV um tópico chamado “realizações”, no qual você pontua até 5 conquistas significativas da sua carreira. Se você não tem experiências profissionais, por que não falar sobre um intercâmbio ou algum projeto que você realizou e tem muito orgulho? Mesmo sem mencionar sua idade, você chamará a atenção do seu possível chefe, de modo que as chances de você ser chamado para uma entrevista de emprego aumentam.

Fonte: Universia Brasil